Covid: Serra abre vagas para vacinar moradores deficientes, obesos, gestantes e com comorbidades

Compartilhe:
A vacinação de idosos com mais de 75 anos começa neste sábado. Foto: Divulgação | Prefeitura da Serra
A vacinação de pessoas com comorbidades começa nesta semana. Foto: Divulgação | Prefeitura da Serra

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), vai iniciar a vacinação contra o coronavírus de pessoas com comorbidades nesta sexta-feira (7). Para isso, abrirá agendamento on-line dos contemplados ainda nesta quarta-feira (5). De acordo com o Município, também será disponibilizada novas vagas para idosos com mais de 80 anos que necessitam tomar a segunda dose da vacina. Todo processo para conquista da vaga deve ser feito pelo site do Município, a partir das 18 horas.

De acordo com a prefeitura, serão imunizados moradores com síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental, como autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental, pessoas com doença renal crônica em diálise, pessoas com obesidade mórbida (IMC>40) e gestantes/puérperas com comorbidades do Programa Nacional de Operacionalização (PNO), que tenham idade entre 18 a 59 anos.

Para se vacinar é necessária a apresentação de laudo médico ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o paciente faz o tratamento, além de documento de identificação com foto. Os pacientes podem buscar o posto de saúde mais próximo para agendar uma avaliação com o médico ou o enfermeiro e, se for o caso, ter acesso ao laudo.

O TEMPO NOVO já havia adiantado, na última segunda-feira (3), que a Prefeitura da Serra iria iniciar a vacinação deste novo grupo nesta semana. Na ocasião, o Município aguardava apenas a chegada de novas doses para o início da etapa. As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados e, logo depois, pelas secretarias estaduais de Saúde aos municípios.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Primeira e segunda dose de idosos e trabalhadores da Saúde

A reportagem apurou que também serão abertos, nesta quarta-feira, os agendamentos para idosos com mais de 60 anos de idade que deverão tomar a primeira dose da vacina e para idosos com mais de 80 anos e trabalhadores de saúde que precisam tomar a segunda dose da vacina Astrazeneca.

São mais 4.500 doses da vacina contra a Covid-19 a serem aplicadas na sexta-feira (7) e segunda-feira (10), nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Boa Vista, Serra Dourada, Serra Sede, Novo Horizonte e Feu Rosa e nas Unidades Básicas de Saúde de Planalto Serrano A, Nova Almeida, Bairro de Fátima, Eldorado, Carapina Grande, Jardim Tropical, Laranjeiras Velha, Parque Residencial Laranjeiras, Cidade Continental, Nova Carapina I e II, José de Anchieta e André Carloni. Também haverá vacinação nos drive-thrus do Parque da Cidade.

Já no sábado (8), a vacinação acontece, além dos drive-thrus do Parque da Cidade, nas seis Unidades Regionais e nas Unidades de Saúde de Nova Almeida e Planalto A.

Vacinação contra gripe

A Secretaria de Saúde da Serra também disponibilizará ainda mais 3 mil doses da vacina contra a gripe. O agendamento online deve ser feito também no site da Prefeitura, na quarta-feira (5), a partir das 20 horas.

A vacina contra a gripe estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, na sexta (7) e na segunda-feira (10). O público desta campanha compõe-se de crianças com idade entre 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

Como fazer o agendamento on-line?

O agendamento está disponibilizado no site da Prefeitura da Serra, em local visível e para agendar, o cidadão deverá seguir os cinco passos determinados pelo sistema (clique aqui para acessar).

Primeiro, é necessário informar o número do CPF ou do Cartão SUS e a data de nascimento. Depois basta selecionar, entre as Unidades de Saúde que disponibilizarão a vacina, o dia e o horário do agendamento. É importante selecionar também a que grupo prioritário o cidadão pertence.

Outro passo importante é a confirmação do agendamento. Mas, caso o munícipe esteja impedido de comparecer no dia e horário marcados, poderá fazer o cancelamento e agendar para uma data mais conveniente.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também