Coronavírus: Casagrande diz que não há razão para ter pânico

Compartilhe:
Casagrande anuncia investimento de R$ 30 milhões na Serra. Foto: Derick Nunes.
O governador Renato Casagrande. Foto: Derick Nunes.

Após a confirmação do primeiro paciente com coronavírus no Espírito Santo, o governador do estado, Renato Casagrande (PSB), disse que a população não deve entrar em pânico por conta disso. A vítima infectada com a doença – que já matou milhares de pessoas em outros países – é uma mulher de 37 anos que fez um viagem recente para a Itália.

Na saída de uma coletiva de imprensa, Casagrande comentou sobre a primeira confirmação do Covid-19 no ES, que até então só tinha casos suspeitos. “Com os cuidados necessários, não é nenhuma razão para ter pânico. Não pode ter pânico, até porque muitas pessoas adquirem o vírus, muitas não, a grande maioria mesmo e, como qualquer outro vírus, consegue com naturalidade e com tratamento ultrapassar. Então, não tem que ter pânico, tem que ter prevenção, tem que se cuidar. Qualquer sintoma procurar uma unidade de saúde”, afirmou.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O governador ainda afirmou que o Espírito Santo tem a estrutura necessária para cuidar dos pacientes infectados pelo coronavírus. Dentro do Plano de Enfrentamento ao Covid-19, o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, foi destacado pelo Governo do Estado como centro de referência para tratamento, juntamente com outros cindo hospitais do ES.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na última quarta-feira (4), existem outros quatro casos suspeitos em investigação no Estado. O primeiro paciente suspeito da doença no Espírito Santo foi um morador da Grande Vitória, que deu entrada na Upa de Carapina, no último dia 25 de fevereiro.

O homem de 54 anos foi levado para o Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, onde teve a suspeita descartada e foi diagnosticado com Influenza A.

No total, o Brasil já tem oito casos confirmados da doença. Sete deles são importados, ou seja, as vítimas foram infectadas fora do país, mas um deles a transmissão ocorreu dentro do Brasil.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também