26.1 C
Serra
sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Comunidade de Manguinhos preocupada com aglomeração em praia e aumento nos casos de coronavírus

Leia também

Vereador quer instituir o Dia Municipal do Rock

  A 17 dias das eleições municipais e pouco mais de dois meses para o fim dos mandatos dos  atuais...

Veja reação dos candidatos à pesquisa Enquet/TN de eleição para prefeito

Na manha desta quinta-feira (29), os eleitores da Serra puderam conferir os resultados da pesquisa Enquet/TN – que foi...

Justiça proíbe inaugurações na Serra após Audifax citar slogan de Fábio em evento

Acusado de ter feito propaganda eleitoral durante a entrega de uma obra na Serra, o prefeito Audifax Barcelos (Rede)...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O temor é o aumento de casos em moradores do balneário, que nos últimos finais de semana ficou lotada de visitantes. Foto: Divulgação/Luciana Braido

A comunidade de Manguinhos está preocupada com a quantidade de pessoas que estão frequentando a praia durante a pandemia do novo coronavírus. O temor é o aumento de casos em moradores do balneário, que nos últimos finais de semana ficou lotada de visitantes.

Guilherme Lima que é o presidente da Associação de Moradores do bairro conta que existe a preocupação do aumento de número de casos no balneário. “Depois que flexibilizaram as restrições da pandemia, as pessoas parecem que estavam dentro das suas casas, saíram todas para ir à praia. Parecia Carnaval, problemas de mobilidade, de tudo que você pode imaginar, as pessoas sem máscara nas areias e nas ruas de Manguinhos”, destaca o líder comunitário.

Ele disse ainda que os bares e os restaurantes da região estão cumprindo com todo o protocolo de cuidados para evitar possíveis novas contaminações. “Criaram um protocolo próprio com a associação de moradores, com o Sindbares e está sendo cumprido. Mas temos uma grande preocupação porque teve aumento de casos em moradores daqui”, detalha.

Guilherme pede aos visitantes, turistas e próprios moradores que se protejam. “Usem álcool em gel, máscara. A gente pede que as pessoas mantenham o distanciamento social porque a pandemia não acabou e os turistas vem e a comunidade fica um pouco desprotegida, quando esses cuidados não são tomados”.

+ Racha em Manguinhos faz poeira invadir casas e gera risco de morte

A Serra tem 14.660 casos confirmados do novo coronavírus e 486 óbitos até a tarde da última quarta (16) segundo dados do Painel Covid-19 do Governo do Estado. Em Manguinhos, são 80 casos da doença confirmados e uma morte em decorrência de complicações da doença.

Um outro morador que não quis se identificar disse que no final de semana do feriado, o balneário virou um verdadeiro inferno. “Tinha muita gente. Estava igual no Carnaval, devia ter ali umas 15 mil pessoas, todos sem cuidados nenhum. E quem mora aqui é que paga o pato no fim das contas. As pessoas vem pra cá e não respeitam restinga, não respeitam velocidade mínima, não respeitam absolutamente nada”, desabafa.

A Prefeitura da Serra disse que todos os finais de semana e feriados há fiscalização e orientação em Manguinhos e em todos os balneários. Disse também que desde o início da pandemia, o município já fez mais de 8 mil ações de fiscalizações. Neste atual momento, serão intensificadas as orientações aos comerciantes e frequentadores para que obedeçam as normas sanitárias vigentes. A prioridade da Prefeitura da Serra é orientar a população, salvar vidas e contribuir para reduzir o número de infectados pela covid-19. Menos de 1% das ações resultam em multas.

Por meio de nota disse ainda que promove ações educativas e de distribuição de máscaras, mas lembra que é importante os comerciantes e a sociedade em geral tomarem consciência da necessidade do distanciamento social e do uso de máscaras, pois a pandemia ainda não está controlada.

A Prefeitura lembrou ainda que o novo Mapa de Risco da Covid-19 coloca a Serra em classificação de risco baixo, “o que permite o funcionamento de bares, restaurantes e comércios sem restrição de horário”.

Disse também as praias não foram interditadas em nenhum momento. A orientação é seguir as medidas preconizadas pelos órgãos de saúde, como utilizar máscara, manter distanciamento social, evitar aglomeração, higienizar as mãos frequentemente, utilizar etiqueta respiratória, entre outras. O Departamento de Trânsito e a Guarda Civil Municipal estarão em ações de fiscalização e orientação nos balneários.

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Veja reação dos candidatos à pesquisa Enquet/TN de eleição para prefeito

Na manha desta quinta-feira (29), os eleitores da Serra puderam conferir os resultados da pesquisa Enquet/TN – que foi o primeiro levantamento eleitoral contratado...

Justiça proíbe inaugurações na Serra após Audifax citar slogan de Fábio em evento

Acusado de ter feito propaganda eleitoral durante a entrega de uma obra na Serra, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) está proibido, pela Justiça Eleitoral,...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!