
A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, que nasceu com o objetivo de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo, irá lançar neste sábado (26) o primeiro vídeo de um projeto que busca reforçar esse viés e trazer vários ritmos de músicas contemporâneas.
Formado por 45 integrantes, de 20 a 40 anos de idade, o grupo coordenado pelo regente Tiago Padim busca unir elegância musical de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock. O vídeo temático que será lançado faz parte de um projeto que contém mais 3 obras, com releituras inéditas para canções que fazem parte da memória afetiva de diferentes gerações.
O “Medley Michael Jackson”, que vai abrir o projeto, é um passeio sinfônico pelas obras do Rei do Pop, que será disponibilizado neste sábado (26). Nesta gravação, que tem arranjos de Fernando Britto, o grupo conta com a participação especial do Balé do Grupo Vix Cridança, da coreógrafa Malu Braga.
+ Painel de arte em mosaico de Marian Rabelo vira patrimônio cultural material da Serra
Leia também
No dia 02 de dezembro, vai ao ar o vídeo “5th Dance” – uma releitura da Quinta Sinfonia de Beethoven acompanhada por elementos eletrônicos e banda -, com arranjos de Tiago Padim.
No dia 09 de dezembro, será a vez de “Love of My Life”, clássico da banda britânica Queen, com arranjo de Dennys Serafim. A última atração da série vai transportar o público para a atmosfera da bossa nova, com a execução da canção “Luiza”, de Tom Jobim, no dia 16 de dezembro, revisitada pelo arranjo de Dennys Serafim. Todos os áudios e vídeos foram gravados em estúdios da Grande Vitória.
Concerto
Paralelamente, a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira prepara o concerto de estreia “O Nascimento de uma Orquestra”, mesmo título do documentário que registra a fundação do grupo, disponível em seu canal no YouTube. A apresentação terá entrada franca, com data e local ainda a serem confirmados.
O grupo se reuniu pela primeira vez em 01 de agosto de 2022 e, desde então, dedica-se intensamente aos ensaios, à seleção de repertório e à gravação de áudios e vídeos para a construção do seu portfólio.
Idealizador e coordenador da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, o regente Tiago Padim explica que o grupo nasceu com a proposta de oferecer ao público uma experiência musical “multissensorial e multimídia”. “Pretendemos levar a música de concerto para além dos ambientes da música erudita, com o propósito de democratizar a música orquestral. As pessoas não precisam ser conhecedoras dos grandes compositores eruditos para apreciar uma orquestra sinfônica”, observa o regente.
Entre os objetivos da orquestra está a realização de musicais temáticos, em homenagem a ícones do rock mundial, e de espetáculos infantis, de modo a difundir a música orquestral para crianças e famílias. Tudo isso repleto de instrumentos de cordas, metais, percussão, luzes, cores, cenários, figurinos e números de dança.
“Temos a diversidade em nosso DNA”, define o regente.
“Somos uma orquestra que une os instrumentos tradicionais sinfônicos a instrumentos de banda e elementos eletrônicos. Juntamos, no mesmo mundo, a música erudita e a música popular, para levar ao público uma experiência de músicas populares em formato sinfônico e releituras de músicas eruditas com a modernidade do eletrônico”, completa.
Confira a programação completa
Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira – Série de vídeos temáticos
“Medley Michael Jackson – Um Passeio Sinfônico pelas Obras do Rei do Pop”
Data: 26 de novembro (sábado)
Arranjos: Fernando Britto
Participação especial: Balé do Grupo Vix Cridança, da coreógrafa Malu Braga
“5th Dance – Uma Releitura da Quinta Sinfonia de Beethoven com Elementos Eletrônicos e Banda”
Data: 02 de dezembro (sexta-feira)
Arranjos: Tiago Padim
“Love of my Life” (Queen)
Data: 09 de dezembro (sexta-feira)
Arranjo: Dennys Serafim
“Luiza (Tom Jobim)
Data: 16 de dezembro (sexta-feira)
Arranjo: Dennys Serafim
Onde assistir: Canal da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira no YouTube: https://www.youtube.com/@orquestrafilarmonicamodernabr
Gravação de aúdio: Estúdio A e Estúdio dOn!
CONHEÇA O REGENTE DA ORQUESTRA FILARMÔNICA MODERNA BRASILEIRA:
Tiago Padim iniciou os estudos musicais no piano, aos quatro anos de idade, mas foi somente aos sete que conheceu o seu instrumento, o violino, na Escola de Música do Espírito Santo, atualmente Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames).
Em 2010, funda a Allegretto Produções Musicais, na qual se destaca no cenário da música para eventos sociais, com mais de duas mil produções musicais, onde assina a sua marca na junção da música popular e erudita.
A partir de 2020, decide aprofundar os seus conhecimentos na área da regência, orientado pelos professores Eder Paolozzi e o renomado maestro Roberto Tibiriçá.
Em 2022, lança a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, por meio da qual reúne os seus dois grandes desejos: difundir a música de concerto e emocionar o público.
Acompanhe a Orquestra nas redes sociais
YouTube: https://www.youtube.com/@orquestrafilarmonicamodernabr
Tiktok: @ofmodernabrasileira
Instagram: @orquestrafilarmonicamoderna.br
