Com 113 casos de dengue em 7 dias, Serra caminha para zona verde após epidemia

Compartilhe:
Serra
Casos de dengue na Serra caminham rumo a baixa incidência. Créditos: divulgação.

Rumo a baixa incidência quanto ao número de casos de dengue, nesta semana, a Serra registrou 113 notificações confirmadas da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. Com 23.366 ocorrências em 2023, o munícipio serrano foi considerado o maior foco de dengue do ES e chegou a registrar mais de dois mil casos semanais. Os dados são da Prefeitura da Serra e apontam para a entrada da cidade na zona verde (baixa incidência) nas próximas semanas.

+ Musa do rock capixaba, Laís Stone se apresenta pela primeira vez na Serra

Do dia 9 ao dia 15 de agosto, a cidade acumulou 140 notificações que indicavam suspeita de dengue e confirmou 113 pessoas infectadas. No número de incidências acumuladas nas últimas quatro semanas, o total foi de 141 casos a cada 100.00 habitantes. Com esse número, a Serra permanece na zona amarela, de média incidência, referente há 100 a 300 casos de dengue a cada 100 mil habitantes.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Em relação as regiões mais afetadas pela epidemia, atualmente os bairros Planalto Serrano, Eldorado, Vila Nova de Colares e Barcelona lideram o número de casos nas últimas quatro semanas com o registro de 51, 32, 25 e 25 incidências respectivamente.

No acumulativo de 2023, o bairro de Feu Rosa é líder disparado no número de casos de dengue confirmados com 1812 incidências. Na sequência o Bairro das Laranjeiras e Novo Horizonte compõem o pódio de regiões prejudicadas com a dengue com 1098 e 1042 casos no montante do ano.

Bairros com maior número de casos confirmados de dengue nas últimas 4 semanas

  1. Planalto Serrano – 51
  2. Eldorado– 32
  3. V. Nova de Colares – 25
  4. Barcelona – 25
  5. Jardim Carapina – 23
  6. Feu Rosa– 21
  7. Taquara I – 21
  8. Nova Carapina I – 20
  9. Vista da Serra I – 20
  10. Cascata– 19

Bairros com maior número de casos confirmados de dengue em 2023

  1. Feu Rosa – 1812
  2. B. das Laranjeiras – 1098
  3. Novo Horizonte- 1042
  4. V. Nova de Colares – 904
  5. Jardim Carapina – 839
  6. Planalto Serrano  – 620
  7. Carapina Grande– 614
  8. Cidade Continental – 543
  9. Eldorado – 501
  10. Barcelona – 495

Outras arboviroses na Serra

Quanto a outras arboviroses, houve 18 confirmações de Zika Vírus no munícipio em 2023, com 84 casos descartados, 36 gestantes com suspeita e 2 bebês com alterações neurológicas. No mesmo período no ano passado, a Serra registrou 10 casos.

Com 598 notificações a Chikungunya confirmou 448 casos, 366 a mais do que em 2022 na cidade. Até o momento não há registro de morte pela doença.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também