E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Clima na Câmara da Serra segue tenso e Rodrigo Caldeira é pressionado para antecipar eleição

Compartilhe:
Caldeira discursa logo após o resultado da eleição. Foto: Gabriel Almeida
Compartilhe:
O clima ficou tenso na Câmara da Serra na tarde desta sexta-feira (8). Foto: Divulgação

Nesta sexta feira (08) mais um episódio de tensões ocorreu na Câmara da Serra, isso porque, os 14 vereadores que defendem a antecipação da eleição interna para a Mesa Diretora, se reuniram na porta da Procuradoria Geral para cobrar uma posição institucional da Câmara.

Dos 23 vereadores, 14 deles querem que a eleição para a nova composição da Mesa Diretora de 2023-2024 seja antecipada para a semana que vem; para isso, foi protocolado um projeto que altera a data da eleição no Regimento Interno. Entretanto, o atual presidente Rodrigo Caldeira tem segurado a proposta.

Esse grupo de 14 parlamentares se uniram a aproximadamente 20 dia, quando foi pactuado o apoio em torno do vereador Saulinho da Academia para a ocupação do cargo de presidente.

Eles argumentam na justificativa apresentada no documento que pede a antecipação da eleição, o curto espaço de tempo entre as transições de gestão, uma vez que o Regimento atual determina que a eleição seja realizada na segunda metade de novembro, havendo apenas um mês para que a nova Mesa tomasse parte da gestão do maior Poder Legislativo Municipal.

Os vereadores estiveram juntos na Procuradoria Geral exigindo posição do procurador geral, Gustavo Morandi, em relação à tramitação do Projeto. Vale lembrar que o Procurador é nomeado diretamente pelo presidente da Câmara, no caso, o Rodrigo Caldeira.

Integrantes do ‘grupo dos 14’ ainda argumentam que sofreram retaliações internas, na retirada de pauta de projetos de autoria deles e dificuldades para encaminhar propostas dentro da estrutura da Câmara, que na maioria, são cargos nomeados pelo presidente.

De acordo com os vereadores, que pediram para não serem identificados, eles querem “a ordem natural de tramitação, baseado também no próprio Regimento e que obriga a tramitação das propostas protocoladas em 3 dias úteis”; Caso isso ocorresse, na próxima segunda feira (11) esta Resolução teria que ser votada, e se aprovada, garantiria a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio já na próxima sexta-feira (dia 15).

Procurado, Rodrigo Caldeira não atendeu ao telefone e nem respondeu ao contato via mensagem de texto.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é jornalista, publisher e sócio-diretor do Jornal Tempo Novo, veículo fundado em 1983 na Serra (ES) e referência na cobertura da Serra e da Grande Vitória. Conduziu a transformação digital do jornal, que em 2025 foi eleito o melhor site estadual de notícias no Brasil Publisher Awards. No portal, assina a coluna Mestre Álvaro, com análises sobre política, economia, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente, sempre com leitura crítica dos fatos e apoio em dados. Formado em Administração pela Ufes, é autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024). Recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins e a Comenda Augusto Ruschi, da Assembleia Legislativa do ES, e a Comenda Nelson Mandela, da Câmara Municipal da Serra. Com leitura crítica dos fatos e uso de dados públicos, acompanha de perto a gestão municipal, as eleições e os temas que mexem com o dia a dia de quem vive na Serra. É autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024), uma reconstituição jornalística da trajetória do município.

Leia também