Cimento fabricado na Serra recebe certificação de baixa emissão gases de efeito estufa

Compartilhe:
DCIM100MEDIADJI_0030.JPG
DCIM100MEDIADJI_0030.JPG

Um cimento fabricado na Serra, recebeu recentemente a certificação de mais um produto com baixa emissão de CO2 pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ). Trata-se do cimento CPIII 32 da LafargeHolcim, localizada no Civit II.

O prêmio reforça o compromisso em construir um mundo mais sustentável e o produto apresenta redução de 50% de emissões de gases de efeito estufa em comparação à média dos cimentos nacionais. Em 2021, a empresa foi a primeira do segmento de construção civil a receber a certificação no Brasil, com o cimento CP III 40. Ambos são produzidos na unidade de Vitória, que fica na Serra.

“Pela segunda vez, passamos por uma auditoria externa que validou a metodologia utilizada para calcular a emissão de CO2 em nossos produtos desenvolvidos para oferecer aos clientes soluções sustentáveis. O Instituto Falcão Bauer de Qualidade é uma instituição reconhecida pelo mercado e essa certificação confirma que estamos no caminho certo. Os processos de produção e metodologias avaliados podem, inclusive, serem reproduzidos em outras unidades, conforme suas características locais, ampliando o ganho para o meio ambiente”, afirma Bruno Hallak, Gerente de Sustentabilidade da LafargeHolcim.

O reconhecimento da auditoria independente considerou todo o processo de fabricação do cimento CPIII 32, em cuja produção se recupera ainda mais resíduos industriais que o CPIII 40 e, desta forma, utiliza menos clínquer. Assim, o produto apresenta maior redução nas emissões de CO2. Outro fator importante para o meio ambiente é que esses resíduos deixam de ser destinados a aterros sanitários.

“Com esses dois cimentos certificados, mais uma vez, a LafargeHolcim se mostra pioneira no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Hoje, esses produtos atendem as demandas dos clientes dos segmentos técnico e industrial, que já vem realizando projetos mais ecológicos, que buscam certificações verdes nas edificações. Acreditamos que nossa iniciativa vai estimular a sociedade a valorizar cada vez mais a sustentabilidade nas construções, e a tendência é a conscientização do consumidor, que passará a exigir soluções sustentáveis”, explica José Abreu, Gerente de Produtos e Assessoria Técnica da LafargeHolcim.

O Instituto Falcão Bauer de Qualidade atua na área de Certificação de Produtos e Sistemas de Gestão, por meio do processo de Avaliação da Conformidade, baseado em normas nacionais, internacionais ou regulamentos técnicos.

Canal direto com a comunidade

Atenta às demandas das comunidades onde atua, a LafargeHolcim disponibiliza canais de comunicação entre a fábrica e a comunidade de Serra (ES). Além do Livro de Registros, que continuará disponível na portaria da unidade, os cidadãos poderão entrar em contato via telefone e whatsapp.

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 08h às 18h. Por meio dos canais, podem ser enviadas sugestões, dúvidas, reclamações ou elogios. O objetivo da companhia é fortalecer o relacionamento da fábrica com a população de Serra, ampliando as possibilidades de diálogo.

Canais de comunicação LafargeHolcim – Unidade Serra:
Telefone: (27) 3398 3951
WhatsaApp: (27) 99747 3065
E-mail: stephanie.santos@lafargeholcim.com
Livro de registros: Portaria da LafargeHolcim (Rua Holdercim, 645 – Civit II – Serra – ES)

Sobre a empresa

A LafargeHolcim Brasil atua no país desde 1951 sendo uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. A companhia se juntou à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) “Business Ambition for 1.5°C”, tornando-se a primeira empresa mundial da indústria de construção a assinar o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e com metas intermediárias até 2030.

Com cerca de 1.400 empregados, a companhia tem um parque industrial distribuído em três das cinco regiões do país: Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), com 23 unidades no Brasil.

Em 2022, a LafargeHolcim conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Great Place To Work (GPTW), importante reconhecimento das políticas de valorização da companhia voltadas para seus colaboradores.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também