Cidade mais verde: mutirão para plantar mil árvores na Serra

0
Cidade mais verde: mutirão para plantar mil árvores na Serra
Diversos bairros e órgãos municipais receberão mudas nativas neste Mês da Árvore. (Foto: PMS/Divulgação)

A cidade da Serra tem, em média, 150 mil árvores. E para aumentar ainda mais esse cinturão verde, a Prefeitura vai realizar a partir desta segunda-feira (9) até o próximo dia 27 de setembro um mutirão para plantar mais mil árvores no município.

Serão plantadas mudas nativas de Mata Atlântica em vários bairros, tanto em vias públicas quanto em unidades de saúde, escolas e praças. As plantas escolhidas são espécies como aroeira, ipê-branco, pau-ferro, pau-brasil e pata-de-vaca com até 1,5 metro de altura.

Serão contemplados os bairros Vista da Serra II, Enseada de Jacaraípe, Barcelona, São Lourenço, Mata da Serra, Nova Carapina, Nova Almeida, Vila Nova de Colares, Feu Rosa e Cidade Continental.

Também serão doadas mudas para associações de moradores para que as comunidades realizem o plantio.

“As árvores atuam como reguladores de temperatura, melhoram a qualidade do ar e, consequentemente, a nossa qualidade de vida”, explicou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Rosa Ramaldes.

“O plantio de mudas contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e também com a urbanização das áreas, tornando-as mais humanizadas, arejadas e belas. De 2016 para cá, já foram plantadas 7.500 mudas na cidade”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

O plantio faz parte da programação do Mês da Árvore, que vai até o dia 27. De 16 a 20 de setembro haverá doação de mudas para as associações de moradores da Serra, no Horto Municipal, que fica no bairro Santo Antônio. Serão doadas até 50 mudas por associação, mediante assinatura de Termo de Responsabilidade. Informações: (27) 3291-2402.

Já de 23 a 27 de setembro, os órgãos públicos do município – como escolas, unidades de saúde, entre outros – poderão solicitar à Semma o plantio de árvores em seus espaços verdes. Serão plantadas até 10 espécies de Mata Atlântica (aroeira, ipê-branco, pau-ferro, pau-brasil e pata-de-vaca) de até 1,5m de altura.

Comentários