Ciclovia em Morada de Laranjeiras ganhará novos pisos e sinalizações

Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ciclovia Paulo Pereira Gomes, em Morada de Laranjeiras, ficará de cara nova! As obras de revitalização da via já estão a todo vapor e incluem nova sinalização, recapeamento nos três quilômetros de extensão e reforma de rampas e acessos. A previsão de conclusão é de 60 dias, ou seja, até o início do mês de abril. 

Com investimento de R$ 1.698.918,46, o projeto é uma demanda da comunidade local e foi construído em diálogo com ciclistas, pedestres, corredores e moradores da região.  

A ciclovia ganhará novas sinalizações verticais, com placas de trânsito indicativas, e horizontal,  com faixas delimitadoras, setas direcionais e avisos. O recapeamento asfáltico será em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material reconhecido pela durabilidade, pela resistência ao tráfego e pela capacidade de suportar variações climáticas. 

Com a revitalização, os ciclistas que utilizam a ciclovia diariamente terão mais segurança e conforto durante as viagens. A secretária municipal de Obras, Izabela Roriz, destaca que a ciclovia Paulo Pereira Gomes dá acesso a importantes pontos da cidade, como o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Faculdade UCL, e aponta o impacto das obras para a região.

“Hoje, essa importante ciclovia está deteriorada. Com a revitalização, vamos oferecer mais segurança aos ciclistas, que utilizam a via para acesso a importantes instituições de educação e de saúde, além do acesso ao bairro de Morada de Laranjeiras. É uma obra que faz parte de um planejamento para ampliar a qualidade e a extensão de transportes sustentáveis no município”. 

Plano cicloviário prevê novas vias para ciclistas

Com 83 quilômetros de ciclovias, o plano cicloviário da Serra prevê uma ampla expansão para os próximos anos. No momento, há 7,1 km de ciclovias em construção no município – ciclovia interligando Serra Dourada II ao Terminal de Jacaraípe. Há, ainda, projetos de ciclovias em outras vias existentes que somam 116 km e 47 km de ciclovias projetadas em vias planejadas. 

Com a municipalização da atual BR-101, a Secretaria de Obras (Seob) pretende construir uma ciclovia na extensão da futura Avenida Mestre Álvaro, ligando polos comerciais e bairros adjacentes, proporcionando mais mobilidade não só para os ciclistas em geral, mas, principalmente, para os cidadãos que utilizam da bicicleta como meio de transporte.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também