Ciclone subtropical se aproxima do ES e deve atingir a Serra com ventos de até 70 km/h

Compartilhe:
Foto: Gabriel Almeida | Arquivo Jornal Tempo Novo
Previsão é de chuva forte no ES. Foto: Gabriel Almeida

A possível formação de um ciclone subtropical sobre o mar do litoral sul da Bahia está deixando os meteorologistas em alerta. O fenômeno, que acontece após a passagem de uma frente fria e de uma grande e forte massa de ar polar, deve chegar ao Espírito Santo e atingir a Serra até a próxima terça-feira (25), mas isso não impede que os efeitos já sejam sentidos neste domingo (23).

De acordo com o instituto de meteorologia, Climatempo, estão previstas rajadas de ventos de até 70 km/h na costa do litoral capixaba. “ O ciclone irá se formar na noite deste domingo sobre o mar, na altura do sul da Bahia. Na segunda-feira (24), o sistema ganha força (se aprofunda, reduzindo seu valor de pressão) e desloca-se um pouco para sul. Na terça-feira (25) ele desloca-se para noroeste, aproximando seu centro da costa do Espírito Santo”, informou o Climatempo.

Segundo o instituto, a princípio, o maior impacto desse sistema, será em reforçar o vento do quadrante sul na costa do Espírito Santo e da Bahia. De domingo até a terça-feira, há condições para fortes rajadas de vento no litoral desses dois estados. As rajadas de vento variam de 50 a 70 km/h. O vento forte reforça também a agitação marítima. Ao longo desse domingo, há previsão de ressaca no litoral norte capixaba e no litoral da Bahia, com ondas de até 2,5m e o mar permanece muito agitado nessas áreas até a terça-feira. Entre terça e quarta-feira, o mar também sobe na costa do Rio de Janeiro com risco de ressaca e ondas de 2,5 a 3,0m.

Semana será chuvosa e fria na cidade

A frente fria que chegou no Espírito Santo vai continuar causando efeitos na Serra durante esta semana. De acordo com o Climatempo, a partir desta segunda-feira, a chuva deve enfraquecer, mas continua acontecendo no município. Além disso, por conta do ciclone, os ventos fortes seguem no ES.

Além disso, o fenômeno vai deixar o mar fica agitado, com ondas de até 3 metros de altura, no litoral da região Sul e da Grande Vitória.

Em toda a Região Metropolitana, o que inclui a Serra, a temperatura máxima deverá ser de 22 °C e mínima de 17 °C, sendo que as rajadas de vento podem ser de forte intensidade em alguns momentos.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também