Chuva provoca transtornos e prejuízos na Serra e no ES

Compartilhe:
Em Nova Carapina, segundo moradores, cerca de 50 famílias tiveram suas casas invadidas por água de esgoto e chuva. Foto: Divulgação
Em Nova Carapina, segundo moradores, cerca de 50 famílias tiveram suas casas invadidas por água de esgoto e chuva. Foto: Divulgação

Depois de muita seca e calor, o serrano viu o tempo mudar radicalmente e começou a enfrentar os impactos das fortes chuvas que estão atingindo o Espírito Santo. Os temporais começaram na noite da última segunda-feira (11), mas se intensificaram entre a noite de terça (12) e a madrugada da última quarta (13). Pontos de alagamentos em vias públicas, casas inundadas, falta de energia e trânsito intenso complicaram a vida e trouxeram prejuízos a serranos e moradores de outras cidades do ES.

Em Nova Carapina I, famílias tiveram suas residências invadidas pela água da chuva, que veio junto com o esgoto de um córrego poluído que corta a comunidade. Repleto de esgoto, o riacho transbordou por conta das fortes chuvas. De acordo com o líder comunitário do bairro, Daniel Peixeiro, a situação ficou mais precária na rua Intendente Câmara, onde a água invadiu a casa de moradores, deixando diversas famílias desabrigadas.

Na comunidade de José de Anchieta II, os moradores também tiveram que lidar com uma situação parecida. Um valão do bairro também transbordou e impediu que moradores saíssem de suas residências, principalmente durante a manhã de ontem (13). Segundo populares, uma travessia que fica próxima à rua Amazonas ficou tomada por uma água suja, escura e fedorenta. A região ainda foi afetada por um ‘apagão’ entre 4h e 8h de ontem.

A chuva também castigou os moradores de Planalto Serrano Bloco A. Um leitor do TEMPO NOVO informou que as águas podres de esgoto do córrego Dr. Robson, que é um dos mais poluídos da cidade, entrou em casas próximas ao curso d’água.Sem contar a preocupação com o deslizamento de encostas no bairro, principalmente nas avenidas Colatina e Bela Vista, onde a água invadiu a casa de sete famílias.

A Defesa Civil da Serra informou que, até o final da tarde de ontem (13), não havia nenhum desabrigado ou desalojado no município. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Carlos Coutinho, as famílias que tiveram suas residências alagadas já conseguiram voltar para os imóveis.

O órgão pede que famílias em áreas de risco fiquem atentas e, em sinal de qualquer problema, os acionem. Na Serra, a Defesa Civil está de plantão e atende pelos telefones 3338-1756 (das 12h às 18h), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.

Em outras cidades do ES, como Vitória e Cariacica, os transtornos foram ainda maiores. Na Serra, choveu 112 mm nas últimas 24h, sendo a sexta cidade do ES onde mais choveu, segundo o Corpo de Bombeiros.

Alagamento na BR-101

Os motoristas sofreram para trafegar na BR-101 na manhã da última quarta-feira (13). A via ficou com dois pontos de alagamento na Serra (próximo ao supermercado EPA e à Casa do Adubo). O trânsito ficou interditado por quase toda a manhã e, depois, seguiu com bastante lentidão. A situação atrasou viagens do Transcol.

Previsão de mais temporal no feriadão da República

De acordo com o Climatempo, todo o Espírito Santo terá mais pancadas de chuva nesta quinta (14) e na sexta-feira, feriado de 15 de novembro, mas intercaladas com períodos de sol. Nestes dois dias, as condições para chuva são maiores à tarde e à noite e podem ocorrer raios. A chuva deve ser moderada.

Ainda segundo o Instituto, no sábado (16) e domingo (17), áreas de instabilidade se intensificam sobre a região Sudeste e as condições para chuva aumentam no estado. O Climatempo afirma que há risco de novos temporais na Serra e em toda a Grande Vitória. No sábado, deve voltar a chover mais forte na Serra e estão esperados 45 milímetros de chuva. No domingo, pode chover 15 milímetros.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também