• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 57.848 casos
  • 1.210 mortes
  • 55.783 curados
23.3 C
Serra
quarta-feira, 12 maio - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 57.848 casos
  • 1.210 mortes
  • 55.783 curados

Chamada Pública Escolar | Serra terá nove escolas estaduais de tempo integral a partir de 2021

Leia também

Em 24h, Serra perde mais 9 moradores para o coronavírus e registra 322 novos infectados

A Serra atingiu, no final da tarde desta quarta-feira (12), a triste marca de 1.210 moradores que morreram por...

Prefeitura da Serra abre 3.500 vagas para vacinação contra gripe nesta quarta

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), vai abrir 3.500 novas vagas de vacinação contra...

Parceria entre Prefeitura e Sebrae quer capacitar lideranças e contribuir para o turismo da Serra

Fortalecer municípios que possuem pontos turísticos no Espírito Santo. Esta é a intenção da parceria que o Sebrae está...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O período de rematrícula ou solicitação de transferência interna dos alunos que já são da rede vai até o dia 09nde dezembro. Foto: Reprodução Internet

Os estudantes da Serra poderão contar a partir de 2021 com nove escolas estaduais de tempo integral. No município seis instituições de ensino já são implantadas com o sistema e três novas unidades escolares terão o tempo integral inserido em seu calendário a partir do ano que vem.

Vale lembrar que as escolas da Rede Pública Estadual iniciaram na quarta-feira (18 de novembro) a primeira etapa da Chamada Pública Escolar 2021, com a rematrícula ou solicitação de transferência interna dos alunos que já são da rede. Essa etapa segue até o dia 09 de dezembro e deve ser feita, assim como todas as demais etapas da Chamada Pública, de forma on-line pelo site da Sedu, no endereço www.sedu.es.gov.br.

+ Estudantes do Ensino Médio poderão optar em cursar 4ª série em 2021 na Serra

As três novas escolas estaduais que terão tempo integral em 2021, são a Antônio Engrácia da Silva, em Feu Rosa; Aristóbulo Barbosa Leão, em Jardim Limoeiro e Francisca Peixoto Miguel, em Serra Dourada II.

As seis escolas que já possuem o sistema de ensino em tempo integral são Professora Hilda Miranda Nascimento, em Porto Canoa; Rômulo Castelo, em Carapina Grande; Dom João Batista da Motta e Albuquerque, em André Carloni; Dr. Getunildo Pimentel, em Novo Horizonte; Joaquim Beato, em Planalto Serra no Bloco A, e Jones José do Nascimento, em Central Carapina.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, serão em todo o Espírito Santo 31 novas unidades estaduais de ensino com oferta de Tempo Integral; ampliação de mais 9.195 vagas nesta modalidade.

Outra novidade é também o Modelo Propedêutico (tradicional), com carga horária de 7h diárias, sem a oferta de curso técnico integrado. Essa oferta existirá em alguns municípios, tanto para os estudantes do Ensino Fundamental II, quanto do Ensino Médio.

Em alguns municípios, ainda existirá a oferta do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio Integral, com 10 novos cursos, atendendo a um total de 40 escolas, com diversidade de cargas horárias e modelos.

Os cursos são Comunicação Visual, Controle Ambiental, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Química, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho, Teatro e Vendas. E os demais que já eram oferecidos: Administração, Agropecuária, Comércio, Eletrotécnica, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Marketing, Mecânica, Produção de Áudio e Vídeo e Recursos Humanos.

Sendo assim, em 2021 a Rede Estadual de ensino terá na modalidade de Tempo Integral: 30 escolas de 7h com curso técnico, sendo 17 novas escolas; 9 escolas de 7h propedêutica (que são sem curso técnico); 10 escolas de 9h30 com curso técnico; e 45 escolas de 9h30 sem curso técnico.

Chamada pública

Para este ano, a Secretaria da Educação (Sedu), além de toda a organização para atender à expectativa de oferta de 285 mil vagas, anunciou novidades como a ampliação da oferta do Ensino em Tempo Integral, com mais 31 escolas nessa oferta de ensino; a criação da 4ª série do Ensino Médio; a expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a SEJA+; e alterações dentro do processo da Chamada, como a lista de suplência para candidatos não alocados, a obrigatoriedade do CPF do estudante para efetivação da chamada pública escolar e a ampliação da carga horária (de 800 para 1.000 horas) nas escolas de Ensino Médio de todo o Estado e nas unidades que ofertam o Ensino Fundamental II da Grande Vitória, dentro da proposta de expansão do Novo Ensino Médio Capixaba.

Confira o Cronograma da rede estadual:

 

Solicitação de Rematrícula e/ou Solicitação de Transferência Interna

 

18/11/2020 a 09/12/2020

 

Solicitação de Pré-Matrícula

 

10/12/2020 a 28/12/2020
Divulgação do resultado da Rematrícula e Transferência

 

Até 11/01/2021

 

Efetivação da matrícula dos alunos proveniente das etapas Transferência Interna e Pré-matrícula

 

De 12/01/2021 a 25/01/2021
Chamamento dos alunos constantes na lista de suplência

 

De 26/01/2021 a 12/02/2021

 

 

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!