26.6 C
Serra
domingo, 29 de novembro de 2020

Chamada Pública Escolar | Serra terá nove escolas estaduais de tempo integral a partir de 2021

Leia também

Quem não votou no primeiro turno das eleições pode votar no segundo turno

Os eleitores que não foram às urnas no primeiro turno das eleições municipais deste ano podem votar no segundo...

Veja onde os candidatos a prefeito da Serra irão votar neste domingo

Neste domingo (29), eleitores da Serra estão voltando às urnas para escolher os próximo prefeito e vice-prefeito. E junto...

Idosos voltam às urnas e marcam presença na votação do segundo turno na Serra

A pandemia do novo coronavírus não está impedindo que os idosos voltem às urnas para decidir o futuro da...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O período de rematrícula ou solicitação de transferência interna dos alunos que já são da rede vai até o dia 09nde dezembro. Foto: Reprodução Internet

Os estudantes da Serra poderão contar a partir de 2021 com nove escolas estaduais de tempo integral. No município seis instituições de ensino já são implantadas com o sistema e três novas unidades escolares terão o tempo integral inserido em seu calendário a partir do ano que vem.

Vale lembrar que as escolas da Rede Pública Estadual iniciaram na quarta-feira (18 de novembro) a primeira etapa da Chamada Pública Escolar 2021, com a rematrícula ou solicitação de transferência interna dos alunos que já são da rede. Essa etapa segue até o dia 09 de dezembro e deve ser feita, assim como todas as demais etapas da Chamada Pública, de forma on-line pelo site da Sedu, no endereço www.sedu.es.gov.br.

+ Estudantes do Ensino Médio poderão optar em cursar 4ª série em 2021 na Serra

As três novas escolas estaduais que terão tempo integral em 2021, são a Antônio Engrácia da Silva, em Feu Rosa; Aristóbulo Barbosa Leão, em Jardim Limoeiro e Francisca Peixoto Miguel, em Serra Dourada II.

As seis escolas que já possuem o sistema de ensino em tempo integral são Professora Hilda Miranda Nascimento, em Porto Canoa; Rômulo Castelo, em Carapina Grande; Dom João Batista da Motta e Albuquerque, em André Carloni; Dr. Getunildo Pimentel, em Novo Horizonte; Joaquim Beato, em Planalto Serra no Bloco A, e Jones José do Nascimento, em Central Carapina.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, serão em todo o Espírito Santo 31 novas unidades estaduais de ensino com oferta de Tempo Integral; ampliação de mais 9.195 vagas nesta modalidade.

Outra novidade é também o Modelo Propedêutico (tradicional), com carga horária de 7h diárias, sem a oferta de curso técnico integrado. Essa oferta existirá em alguns municípios, tanto para os estudantes do Ensino Fundamental II, quanto do Ensino Médio.

Em alguns municípios, ainda existirá a oferta do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio Integral, com 10 novos cursos, atendendo a um total de 40 escolas, com diversidade de cargas horárias e modelos.

Os cursos são Comunicação Visual, Controle Ambiental, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Química, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho, Teatro e Vendas. E os demais que já eram oferecidos: Administração, Agropecuária, Comércio, Eletrotécnica, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Marketing, Mecânica, Produção de Áudio e Vídeo e Recursos Humanos.

Sendo assim, em 2021 a Rede Estadual de ensino terá na modalidade de Tempo Integral: 30 escolas de 7h com curso técnico, sendo 17 novas escolas; 9 escolas de 7h propedêutica (que são sem curso técnico); 10 escolas de 9h30 com curso técnico; e 45 escolas de 9h30 sem curso técnico.

Chamada pública

Para este ano, a Secretaria da Educação (Sedu), além de toda a organização para atender à expectativa de oferta de 285 mil vagas, anunciou novidades como a ampliação da oferta do Ensino em Tempo Integral, com mais 31 escolas nessa oferta de ensino; a criação da 4ª série do Ensino Médio; a expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a SEJA+; e alterações dentro do processo da Chamada, como a lista de suplência para candidatos não alocados, a obrigatoriedade do CPF do estudante para efetivação da chamada pública escolar e a ampliação da carga horária (de 800 para 1.000 horas) nas escolas de Ensino Médio de todo o Estado e nas unidades que ofertam o Ensino Fundamental II da Grande Vitória, dentro da proposta de expansão do Novo Ensino Médio Capixaba.

Confira o Cronograma da rede estadual:

 

Solicitação de Rematrícula e/ou Solicitação de Transferência Interna

 

18/11/2020 a 09/12/2020

 

Solicitação de Pré-Matrícula

 

10/12/2020 a 28/12/2020
Divulgação do resultado da Rematrícula e Transferência

 

Até 11/01/2021

 

Efetivação da matrícula dos alunos proveniente das etapas Transferência Interna e Pré-matrícula

 

De 12/01/2021 a 25/01/2021
Chamamento dos alunos constantes na lista de suplência

 

De 26/01/2021 a 12/02/2021

 

 

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!