
Há mais de duas semanas, moradores da Serra estão recebendo água com coloração escura e forte odor de cloro em suas residências. A situação ocorre em quase todos os bairros da cidade, tanto os abastecidos pelo rio Santa Maria da Vitória, quanto os que recebem o líquido vindo do rio Reis Magos. De acordo com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), os moradores afetados podem solicitar ressarcimento do valor pago na conta de água.
Em nota publicada no seu site oficial, a Cesan assume que enviou e ainda está enviando água barrenta para muitos bairros da Serra. A companhia diz ainda que a Serra é a cidade mais afetada pelo problema em todo o Espírito Santo e culpa as fortes chuvas, que impactaram fortemente a qualidade da água, principalmente do Santa Maria, manancial que a Cesan faz sua captação de água para abastecer bairros de Fundão, Serra e Vitória.
No último dia 8 de dezembro, por exemplo, a Cesan precisou interromper o fornecimento de água devido à alta turbidez (lama) na água. “Desde então, estamos trabalhando para corrigir esta situação. O abastecimento chegou a ser retomado, entretanto, mesmo com toda tecnologia, precisamos reduzir a vazão de operação na Estação de Tratamento de Água”, diz o texto da nota.
Esta condição está mantida até que a água do rio melhore suas características. As redes receberam descargas para limpeza de todo sistema de distribuição, o que resolveu parte do problema, mas não sua totalidade.
Leia também
A Cesan afirmou ainda que ao longo da semana vem tentando manter o abastecimento de água para o município da Serra, mas o rio não apresenta melhorias na qualidade da água, reflexo de uma degradação evidenciada na crise hídrica de 2015 que deixou graves consequências e que têm piorado ao longo do tempo. “Os rios estão morrendo, é preciso mudar urgentemente os hábitos humanos na relação com o meio ambiente e no uso da água”, alerta a companhia.
Os moradores que continuam recebendo água com suas características alteradas, como a cor, por exemplo, devem descartar e evitar qualquer tipo de consumo e solicitar ressarcimento do valor gasto com o líquido não utilizado.
Descarte de água: orientações ao cliente da Cesan
Os clientes da Cesan que receberam água com coloração alterada nesse período e realizaram o descarte, conforme recomendado pela Companhia, podem solicitar o ressarcimento das despesas decorrentes da compra de água por carros-pipa e da limpeza do reservatório (caixa d’água). A solicitação pode ser feita pela Agência Virtual no site da Companhia https://s.cesan.com.br/9pIxJ selecionando a opção “Solicitação de ressarcimento de danos” ou presencialmente em uma Agência de Atendimento ao Cliente Cesan mais próxima do imóvel.
Para obter o desconto referente ao volume de água descartada, a solicitação poderá ser feita a partir do recebimento da próxima fatura (conta de água). Tanto para o ressarcimento, quanto para a revisão da fatura, é preciso preencher os formulários abaixo e anexar a documentação de acordo a situação de cada imóvel.
Como fazer a solicitação do Ressarcimento das despesas geradas com serviços de carros-pipa e limpeza do reservatório (caixa d’agua):
- Preencha o formulário para solicitação de ressarcimento.
- Acesse a Agência Virtual no site da Companhia.
- Selecione qualquer opção do menu e em seguida o item “Solicitação de ressarcimento de danos”.
- Anexe a solicitação de ressarcimento preenchida e os documentos solicitados, que são:
- – Orçamentos (no mínimo três, quando possível) – emitidos por empresas ou sites oficiais, para avaliação dos danos e composição do valor do ressarcimento. Não sendo possível a apresentação dos orçamentos o cliente deverá justificar no pedido de ressarcimento;
– Registro fotográfico dos danos percebidos e do local da ocorrência quando cabível;
– Notas Fiscais dos serviços prestados e bens adquiridos;
– Documentação pessoal do responsável pelo imóvel, se for pessoa jurídica, a cópia do Contrato Social e documento que concede poderes para agir em nome da pessoa jurídica.
A Cesan está à disposição dos moradores pelo telefone 115 a qualquer hora do dia ou da noite. A chamada é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.
Moradores afetados: “está chegando esgoto na torneira”
Em vídeo enviado ao Jornal Tempo Novo, o morador de Macafé, Ricardo Monteiro, mostra a qualidade da água enviada pela Cesan para sua residência. “Ai a gente vai lavar a louça, abre a torneira e o que chega? Lama; chega esgoto na torneira; a Cesan cobra como se fosse água”.
Leia a nota da Cesan na íntegra:
“Na semana passada o abastecimento para bairros de Serra foi prejudicado devido às fortes chuvas, que aumentaram a turbidez (lama) na água do rio Santa Maria da Vitória e a Cesan precisou paralisar o abastecimento e reduzir a vazão para conseguir tratar a água distribuída à população. O abastecimento foi normalizado e em situações pontuais de falta d´água a população deve acionar a companhia.
Caso o morador receba água fora dos padrões de potabilidade deve entrar em contato imediatamente com a Cesan pelo telefone 115 para que os técnicos possam ir ao local verificar. Eventualmente a água pode chegar às torneiras com a coloração esbranquiçada. Essa situação não é provocada pela presença de cloro. São microbolhas de ar comprimido injetadas no processo de tratamento e ficam contidas dentro das tubulações. Após a água sair pela torneira ou para o reservatório de água das residências, essas microbolhas se dispersam após algum tempo”.