Casal se perde no Mestre Álvaro e precisa ser resgatado em cesto do helicóptero do Notaer

Casal precisou ser içado por meio de um cesto para ser resgatado. Foto: Notaer\Diego Cassotto.

No final da tarde deste sábado (dia 18) a uma casal acabou se perdendo ao tentar realizar a descida do Mestre Álvaro, equipes de serviço do Notaer precisou ser acionada para fazer o resgate.

O casal, que não teve o nome revelado, era um homem de 22 anos e mulher de 23, ambos moradores de Serra; eles não estavam com guias, e tentaram realizar a subida até o topo do Mestre Álvaro na parte da manhã por conta própria.

Dependendo da trilha pela qual eles utilizaram e pelo ritmo de subida, esse trajeto pode durar até 8h até o topo, a 833 metros de altura.

Já por volta de 13h30, de acordo com informações do Notaer, eles ficaram perdidos e resolveram descer do monte; mas sem sucesso.

A mata é densa, as trilha são fechadas e para quem não conhece, são facilmente confundidas; além disso o Mestre Álvaro possui uma gama de animais silvestres, alguns deles de extrema periculosidade, como a serpente da espécie Jararaca, por exemplo, que em casos mais graves, ocorre a necessidade da amputação dos membros afetados pelo veneno.

Às 16h30min o casal resolveu acionar o Corpo de Bombeiros Militar, via Ciodes.

Diante da proximidade com o anoitecer, principalmente nesta época do ano, condição que dificultaria bastante o resgate por via terrestre, os Bombeiros pediram o apoio do Notaer às 16h45min.

As equipes do serviço se decolaram até o Mestre Álvaro em busca de resgatar o casal. Por meio de coordenação telefônica com as próprias vítimas, conseguimos as coordenadas geográficas do ponto onde estavam.

Este geralmente, é um das questões que auxiliam no resgate de pessoas perdidas na montanha, pois geralmente, não há problema de sinal telefônico na região, caso contrário, o trabalho das equipes de resgate seria muito mais difícil, dado a extensão da região.

Após um rápido sobrevoo, as vítimas foram localizadas. A região era um barranco e o risco de uma queda fatal era iminente, segundo informações do Notaer.

“Não havia possibilidade de pouso para o resgate no local onde o casal perdido estava. Pousamos num pronto próximo, perto do local, e a nossa tripulação montou o equipamento cesto para efetuar a extração das vítimas, o que aconteceu sem maiores problemas”.

Ainda no Mestre Álvaro, em segurança, as vítimas foram retiradas do cesto e embarcadas na aeronave para serem levadas para o hangar, em Vitória, onde foram avaliadas pela equipe do SAMU que compõe a tripulação do voo aeromédico.

O casal não apresentava ferimentos, apenas o abalo psicológico decorrente da situação. Após a triagem médica, foram liberados.

imagens: Notaer/Diego Cassotto

 

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Serra Podcast

Conheça o Serra Podcast: a nova forma do Tempo Novo se comunicar com você, leitor.

Arraiá com presença de ‘Forró Raiz’ e muita comida típica na Serra

Neste sábado (2), já entrando no clima das festas julinas, irá acontecer o Arraiá Cerimonial Manguinhos no bairro de Morada de Laranjeiras na Serra,...

Festival em celebração ao mês do orgulho acontece nesse final de semana na Serra

Neste sábado (2), em comemoração tardia ao mês do Orgulho LGBTQIA+ , vai acontecer o Festival do Orgulho, no Centro Cultural Eliziário Rangel de...

Missas, shows, congo, puxada e fincada do mastro na Festa de São Pedro, em Jacaraípe

Neste final de semana vai ter Festa de São Pedro em Jacaraipe. O santo que é padroeiro dos pescadores teve dia comemorado no dia...

Obras de drenagem e pavimentação de ruas de Carapebus serão entregues este mês

Nesta sexta (1) e primeiro dia do mês, os moradores de Balneário Carapebus já podem se preparar para a finalização de obras do bairro...

Sextou com música ao vivo e promoção de fraldinha em bar de Barcelona

Sextou, bebê! E aí, já sabe onde curtir o happy hour depois daquela semana estressante de trabalho? Em Barcelona, no Dinai Gastro Bar, vai...

Está procurando emprego? Empresas abrem 278 vagas para moradores da Serra nesta sexta

Empresas da Serra abriram, nesta sexta-feira (1), 287 vagas de emprego com preferência para moradores da cidade. As oportunidades estão sendo oferecidas via Sine...

Vidigal e Casagrande dão pontapé para mão única na Norte Sul que vai diminuir trânsito entre Serra e Vitória

Na manhã desta sexta-feira (1) foi dado o pontapé inicial para a implantação do binário da Norte Sul que vai transformar um extenso trecho...

Sedu divulga resultado de concurso público para professores; veja se você foi aprovado

O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Sedu), divulgou, nesta quinta-feira (30), o resultado final do concurso público referente ao Edital Seger/Sedu...
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!