
Os deputados federais Felipe Rigoni (União) e Da Vitória (Progressistas) e o senador Marcos Do Val (Podemos) anunciaram apoio ao atual governador Renato Casagrande (PSB), na disputa pelo Palácio Anchieta neste segundo turno.
Rigoni começou agradecendo pelos mais de 63 mil votos recebidos, embora não tenha sido eleito. “Como todos sabem, sempre fui muito tranquilo e não me envolvo em polêmicas, mas desta vez é impossível. Hoje, infelizmente no Espírito Santo, vivemos uma ameaça real de retrocesso no Governo Estado e não podemos permitir que isso aconteça. E é por isso que no segundo turno estarei ao lado do atual governador Renato Casagrande. Vivemos em um estado responsável, equilibrado, nota A no Tesouro Nacional e reconhecido por isso. Manato teve quatro mandatos na Câmara Federal e não teve entregas significativas para a sociedade. Em 2019, Manato foi demitido pelo governo Jair Bolsonaro do seu cargo na Casa Civil, e o motivo foi incompetência; não apresentou resultados suficientes. Nós não podemos voltar para a era do crime organizado, que assombrou o Espírito Santo até os anos 2000. Quero para os capixabas de agora, e para os meus futuros filhos um Estado estável, e não aquele que tínhamos até os anos 2000”, declarou Rigoni.
Da Vitoria também gravou um vídeo de apoio ao socialista. “No próximo dia 30 voltaremos as urnas para decidirmos em segundo turno quem será o governador do Espírito Santo pelos próximos 4 anos. Quem acompanha nossa atuação sabe da parceria e da confiança que tenho com o governador Renato Casagrande, que colocou o ES como nota A no Tesouro Nacional, dando condições de manter as contas em dia, realizar investimentos para melhorar a vida das pessoas. Temos hoje investimentos recordes na área da educação e na infraestrutura, em todo o Estado. Casagrande tem experiência para manter o Estado no rumo certo. Para você, que votou em mim, reafirmo o meu compromisso com Casagrande por acreditar que ele é o melhor e mais preparado para seguir liderando o ES”, justificou.
Já Marcos Do Val disse que o video seria uma resposta aos que o perguntam sobre seus candidatos no segundo turno. “Votarei, sem sombra de dúvidas, no governador Renato Casagrande, por conhecer como pessoa e como político. Ele é um governador responsável, equilibrado e humano. Só quem convive com ele sabe dessa parte humana que ele tem. Temos que dar o nosso voto de confiança para que ele possa continuar os trabalhos iniciados aqui no Estado. Com isso, graças a Deus, esta gerando emprego e atraindo investimentos. Viabilizando a chegada de recursos para o Estado para a construção de novas indústrias, comércio; não há projeto social melhor do que a geração de emprego, e isso esta acontecendo no nosso Estado. Agora não é o momento para que isso seja interrompido”, frisou o senador.
Chama a atenção que os três se declaram de direita. Dois deles, Da Vitoria e Marcos Do Val, atuam na área de segurança e todos apoiam Jair Bolsonaro, mas não apoiam o candidato ao Governo do mesmo palanque, que é Carlos Manato (PL).
O segundo turno das eleições está marcado para o dia 30 de outubro, quando se enfrentam nas urnas Renato Casagrande, que busca a reeleição de governador, e Carlos Manato, candidato do PL ao cargo.
