Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar (PLC) que cria a Fundação Estadual de Inovação em Saúde (Inova Capixaba). De acordo com o projeto, a missão da entidade é “prestar serviços e desenvolver ações na área voltadas para a população”.

A proposta é do Governo do Estado, sob titularidade do Governador Renato Casagrande (PSB). Para isso, a fundação púbica com personalidade jurídica de direito privado deve receber R$ 75 milhões até 2022 para consolidar sua estrutura, incluindo contratação de pessoal, que será feita mediante concurso público (vinculado ao regime da CLT).

A ideia inicial é que a Fundação faça a gestão de 16 hospitais estaduais, incluindo o Dório Silva. Ainda há dúvidas a respeito da modelagem que será implantada no Jayme, já que o hospital funciona por meio de um Organização Social.

O projeto também transfere o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, para administração direta da fundação. Será composta por diretoria executiva, conselho fiscal e conselho curador. O presidente será o secretário de Estado da Saúde e composição de secretarias de Estado, representante do Ministério da Saúde e representante das secretarias municipais de saúde.

A proposta recebeu várias cíticas, entre elas do deputado Vandinho Leite que denuncia “desmonte do Jayme”. (leia mais clicando aqui).

Comentários