Cansaço, falta de ar e problemas neurológicos: sinais da carência de vitamina B12

Compartilhe:
Douglas Covre Stocco é o hematologista. Crédito: Divulgação

Que as vitaminas são importantes para o funcionamento do nosso organismo, ninguém duvida. Normalmente, uma dieta balanceada dá conta de nos fornecer todos os nutrientes que precisamos. Nosso corpo extrai a vitamina B12 de fontes como carnes, leite, ovos e demais alimentos de origem animal.

No entanto, a população com mais de 60 anos está mais exposta a distúrbios de absorção de nutrientes, que podem levar a sintomas como cansaço, mau humor, tromboses e até sequelas neurológicas e uma deles pode levar à deficiência de vitamina B12: a anemia perniciosa.

Ela se configura quando o organismo se torna incapaz de absorver a vitamina B12 por causa de uma reação autoimune que destrói células estomacais responsáveis pela absorção desse nutriente, desencadeando os sintomas.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

“A vitamina B12 cumpre muitas funções no corpo humano. Ela participa do processo de formação das hemácias, células que transportam o oxigênio no sangue. Essa vitamina também é importante para a manutenção do sistema nervoso, pois impede o desgaste da mielina, substância fundamental para a comunicação dos nossos neurônios”, explica o hematologista Douglas Covre Stocco.

Um amplo espectro de sintomas pode sugerir essa condição, como fraqueza muscular, cansaço, falta de ar, palpitações, formigamento nas mãos e nos pés, entre outros. Há risco de problemas neurológicos, alguns deles irreversíveis.

As pessoas que se submetem às cirurgias bariátricas precisam ficar especialmente atentas a possíveis deficiências da vitamina B12. Isso porque a cirurgia pode causar a perda do fator intrínseco, uma substância produzida por células estomacais cuja produção pode ser prejudicada após a cirurgia.

O cuidado também é válido para adeptos de dietas vegetarianas ou veganas. Para esses grupos, é importante se orientar para fazer a complementação da vitamina ou consumir preparos enriquecidos com esse nutriente, já que as carnes, ovos, leites e derivados são as principais fontes da vitamina.

“É importante que os adeptos do vegetarianismo ou do veganismo procurem aconselhamento profissional, para afastar qualquer possibilidade de prejuízo relativo à falta da B12 em sua alimentação”, reforça Stocco.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de deficiência de vitamina B12, normalmente, é conseguido através de exames de sangue. Os tratamentos podem seguir dois caminhos, a partir do gatilho causador da deficiência do nutriente.

“Para os casos em que a falta de vitamina B12 ocorre por conta da pouca ingestão, a complementação via oral pode resolver o problema. Já para as pessoas que sofrem de anemia perniciosa, como o problema é na absorção, a solução é receber injeções intramusculares, de tempos em tempos, para garantir os níveis satisfatórios de B12 no organismo”, explica o hematologista.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também