Serra, 20 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 3 de julho de 2018 às 9:28

Câncer de mama em cadelas: saiba como identificar


Assim como mulheres, as cadelas também podem desenvolver nódulos nas mamas que podem ou não ser malignos (câncer). Saber identificar e procurar ajuda médica veterinária o quanto antes é a diferença entre a vida e a morte da sua pet.

As mulheres possuem duas mamas (seios)  e naturalmente são mais volumosos que a das cadelas. Cadelas possuem de 8 a 10 mamas e  não possuem as mamas tão volumosas quanto a das mulheres, mas assim como em seres humanos do sexo feminino possuem glândulas mamárias que tem a função da produção de leite para amamentar a prole (filhos).

Cada cadeia mamária da cadela (todas as mamas do lado direito e todas as mamas do lado esquerdo) são interligadas, ou seja, são várias glândulas que são conectadas entre si. Essas mamas estão por toda a barriga de sua cadelinha, iniciando próximo ao coração e terminando na região iguinal (próximo a vulva).

Para identificar as mamas de sua pet vire a de barriga pra cima e passe a mão por toda a barriga, você sentirá protuberâncias que variam de tamanho conforme o tamanho e peso do animal. Essas protuberâncias são os mamilos, por onde é ejetado o leite quando a cadela tem os filhotes.

Perceber nódulos nas mamas, quando os mesmos são pequenos não é tão fácil quanto parece, e dificulta mais ainda quando a cadela está acima do peso e/ou possui muito pelo, nestes casos é preciso ser bem minucioso para conseguir fazer o exame de mama corretamente.

Para fazer o exame vá apalpando toda a barriguinha da cadelinha, fazendo leve pressão para conseguir identificar bem ou não a presença de nódulos. Siga a cadeia iniciando pelas mamas torácicas (próximo ao coração) e terminando nas mamas iguinais (próximo à vulva). Após terminar um lado todo (uma cadeia) repita o mesmo na cadeia lateral. Não tenha pressa e aja como se estivesse fazendo carinho na peludinha, assim ela se estressará menos e você não correrá o risco de deixar passar nenhuma mama.

Caso perceba algum nódulo por menor que seja, procure o médico veterinário de sua confiança para uma avaliação, quanto antes iniciar o protocolo terapêutico correto maiores as chances de cura.

Lembrando que cadelas não castradas, que fazem uso de anticoncepcionais  e com mais de  6 anos, tem maiores chances de desenvolver câncer de mama.  E sabem aquela história de que se deixar a cadela cruzar uma vez ela não vai desenvolver câncer? Então… Lamento informar que é puro mito.

Realize o exame de mama em sua cadela mensalmente e em caso de dúvidas procure assistência médico veterinária.

Por Dra. Patricia Ribeiro de Oliveira – Pós graduanda em Endocrinologia de Cães e Gatos e médica veterinária da Climev Laranjeiras.




O que você acha ?

Como você avalia o primeiro semestre do governo Audifax?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por