Câmara aprova projeto que isenta imposto municipal para igrejas

Com a mudança, as igrejas não mais precisarão requerer a imunidade anualmente junto à prefeitura
Compartilhe:
Foto: Bianca Nascimento/Secom-PMS
Pastor Ailton é autor do projeto. Foto: Reprodução-Arquivo Pessoal

Com 19 votos, a Câmara da Serra aprovou na noite desta segunda-feira (01) o Projeto de Lei 110/2019, que trata da alteração no Código Tributário Municipal, garantindo imunidade tributária às igrejas e templos religiosos. Com isso, essas instituições terão isenção sobre pagamento de impostos municipais. 

Com a mudança, as igrejas não mais precisarão requerer a imunidade anualmente junto à prefeitura, conforme explica o autor da matéria, vereador Ailton Rodrigues (PSC), o Pastor Ailton. O pedido era feito anualmente por responsáveis pelas igrejas e essa burocracia era alvo de constantes reclamações de pastores que atuam na Serra. 

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Uma vez que entra no cadastro municipal, recebe a imunidade tributária de IPTU também se estende aos templos alugados, a partir do momento em que apresenta o contrato de aluguel onde especifica que o locatário é responsável pelo imposto. Outro entrave é que a Procuradoria do município exigia escrituras, e temos grande demanda por regularização fundiária na Serra. Muitas igrejas não têm escrituras e essa exigência já eliminava 50% dos templos, que ficavam sem o benefício”, disse o vereador. 

O vereador disse ainda que a aprovação representa um grande avanço na cidade. “principalmente para as igrejas católica e evangélicas, que prestam grande serviço a sociedade. Posso dizer que as igrejas são a maior secretaria de promoção social; fazem muito com pouco”, acrescentou o parlamentar.

Recentemente o prefeito Audifax Barcelos (Rede) convidou o vereador para uma reunião onde o projeto foi apresentado. O redista já sinalizou que deve sancionar a matéria.

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também