• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 50.690 casos
  • 967 mortes
  • 48.401 curados
25 C
Serra
terça-feira, 13 abril - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 50.690 casos
  • 967 mortes
  • 48.401 curados

Bromélias e restinga no coração urbano da Serra

Leia também

CPI dos Maus-Tratos irá ouvir homem suspeito de golpear cadela com facão na Serra

O homem suspeito de dar golpes de facão na cabeça de uma cadela na Serra será ouvido pela CPI...

Em apenas 24 horas, Serra perde mais 11 moradores para o coronavírus e atinge 967 óbitos

Um dado estarrecedor do pico da pandemia causada pelo coronavírus – em maio de 2020– voltou a assombrar os...

Serra começa a vacinar policiais e guardas municipais contra o coronavírus nesta quarta

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), iniciará a vacinação dos trabalhadores da força...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O pesquisador trouxe para o local mais de 400 espécies nativas da flora do município
O pesquisador trouxe para o local mais de 400 espécies nativas da flora do município. Foto: Bruno Lyra

Por Thainara Polito

O Parque da Cidade, localizado em Laranjeiras, no coração urbano da Serra, é palco de uma experiência de recuperação e educação ambiental pra lá de interessante. Trata-se do Jardim de Restinga e do Bromeliário do Centro de Estudo, Pesquisa e Conservação de Bromélias e outras Herbáceas da Serra (CEPS), iniciativa do professor e biólogo Nagibi Neto.

No Jardim de Restinga são 45 espécies de plantas diferentes. O local é uma amostra dos ambientes naturais da vegetação de praia do litoral serrano. Já o bromeliário conta com incríveis 450 espécies, um viveiro de plantas carnívoras e outro de árvores da Mata Atlântica. No local Nagib criou um espaço que lembra uma sala de aula, só que sem paredes, com bancos de madeira rente ao chão e cercado de muito verde.

Muitas dessas plantas vêm de outro núcleo do Espaço Botânico do CEPS, situado no sítio Morro do Céu, em Itaiobaia, na zona rural do município. Os dois núcleos recebem visitas constantes de alunos de redes públicas e privadas de ensino de todo o Estado.

Há três anos Nagibi realiza aulas de educação ambiental através do projeto, que tem o suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Educação (Sedu). De acordo com o biólogo, os estudantes recebem conhecimentos desde o surgimento das plantas a importância delas. “Aqui eles podem aprender na prática o que estudam em sala de aula, inclusive com o auxílio de microscópio para entender melhor as plantas. Os alunos também participam do semeio de bromélias e plantio de mudas”, acrescenta.

Emoção

Nagib relata a emoção das crianças e adolescentes ao participar de sua proposta pedagógica. “Aqui as crianças pegam uma flor, ampliam ela cem vezes no microscópio e ficam encantadas. A molecada sai daqui sabendo o que é sépala, pétala, pólen, todas as partes de uma flor. Na sala de aula as crianças não recebem esse conhecimento na prática,” analisa.

No Jardim da Restinga o visitante também é convidado a interagir com a natureza. Nagib fez o espaço com trilhas onde as pessoas podem caminhar descalças entre as plantas.

O bromeliário pode ser visitado das 7 às 17h, de segunda a sexta. Foto: Bruno Lyra
O bromeliário pode ser visitado das 7 às 17h, de segunda a sexta. Foto: Bruno Lyra

Nove mil estudantes em 1,5 anos

No ano passado quase oito mil alunos participaram das aulas especiais no Jardim da Restinga e no Bromeliário. E, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, o projeto recebeu quase mil pessoas no primeiro semestre desse ano. As aulas e visitações ao projeto acontecem das 7h às 17h de segunda a sexta. Para as escolas ou grupos que desejam conhecer o espaço é preciso agendar previamente pelo tel 3338-7302.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!