
Há 177 anos, a Serra rende homenagem a seu padroeiro São Benedito e este ano a festa é presencial e já começou na cidade com a tradicional cortada do mastro do santo com uma multidão de devotos. Os festejos contarão ainda até o final do mês com a puxada e a fincada do mastro, além de shows e muita religiosidade. Tudo gratuito.
E para festejar o santo, as cantoras Dalzy Salles, Tati Azevedo vão fazer uma homenagem ao padroeiro ao lado da cantora Bianca Vedova, vocalista da banda Cheiro Moreno que fará o show de abertura do sambista Diogo Nogueira no dia 26.
“Será uma linda homenagem a essas artistas da nossa cidade que são muito queridas pelo público serrano”, detalha João Villas Boas, empresário das cantoras e da Cheiro Moreno.
A agenda da Festa de São Benedito continua neste fim de semana, no sábado (17), com o desfile das Bandas de Congo Mirins da Serra, a partir das 18 horas na Serra Sede.
Leia também
Participam do encontro as bandas de congo mirim São Benedito e Santo Antônio de Pádua; São Benedito de Santiago; São Benedito e N.Sra da Conceição de Campinho da Serra II; São Benedito e N.Sra. do Rosário de Pitanga; Konschacinha; São Pedro de Jacaraípe; Santo Antônio de Bicanga, Congo mirim de Timbui e Congo mirim Cidade do Garoto-Serra.
Já no sábado (24) de madrugada, às 5 horas da manhã quando será realizada a alvorada de Natal com a banda congo Konchaça e a banda de música Estrela dos Artistas.
No Natal, dia 25, às 17 horas, acontece missa na Igreja Matriz, na Sede e a procissão de Natal e São Benedito.
Logo mais, às 20 horas, puxada do navio Palermo com diversas bandas de congo da Serra e a tradicional banda de música Estrela dos Artistas.
Posteriormente, por volta das 20 horas, tem show com DJ JV Saxx, seguido de Jackson Lima, às 22h30.
No dia 26 – segunda-feira – é feriado municipal. Nesta data se comemora o Dia do Serrano e também São Benedito. A agenda começa às 9 horas, quando na Igreja Matriz, acontece a Missa do Serrano.
Às 11 horas, a programação é na Câmara de Vereadores da Serra, quando personalidades que importantes são agraciadas com o título de Cidadão Serrano.

Na segunda (26), com a transferência simbólica, a Serra também será a capital do Espírito Santo.
Por volta do meio dia, acontece na igreja Matriz, a exposição da imagem de São Benedito com participação da banda de congo mais antiga da Serra, o Congo Folclórico São Benedito.
A noite, às 18h30, acontece o ponto alto dos festejos de Santo Bino. É hora da procissão de São de São Benedito e da tradicional puxada do mastro que terá presença de diversas bandas de congo e também da banda de música Estrela dos Artistas.
Às 21h30, em frente a Igreja Matriz será feita a fincada do mastro. Após a fincada tem show pirotécnico.
Às 22h, a banda Cheiro Moreno toca no palco montado na praça da Matriz levando seu repertório regado a muito axé music. Logo mais, às 22h30, o palco é cantor Diogo Nogueira, às 22h30.
A programação continua no dia 27, quando ocorre encontro das Bandas de Congo, às 19 horas, seguido de show com Taiana França, às 22h.
A realização da festa é da Associação das Bandas de Congo da Serra e da Prefeitura da Serra.
A última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de páscoa, quando é feita a derrubada do Mastro em frente à Igreja Matriz.