
Em virtude da baixa adesão, as campanhas contra Poliomielite e Multivacinação, que terminariam nesta sexta (9), são prorrogadas até dia 30 de setembro em todo o ES, incluindo a Serra.
De acordo com os dados divulgados, no Espírito Santo, até o momento, foram aplicadas pouco mais de 80 mil doses contra a Poliomielite, também conhecida como “Paralisia Infantil”, resultando numa cobertura de 36%. No Brasil, a cobertura da Campanha está em 39,5%. A meta do Ministério da Saúde é de 95%, sendo o público-alvo formado por crianças menores de cinco anos.
Para a campanha de Multivacinação, destinada às crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, mais de 20 imunizantes estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação do Estado para que possam atualizar a situação vacinal. Entre os imunizantes, estão sendo disponibilizadas as doses contra a Covid-19.
As doses indicadas para cada idade serão aplicadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Dessa forma, é importante que pais e responsáveis aproveitem a oportunidade para ir até um posto de vacinação, com a caderneta em mãos, e verifiquem a situação vacinal dos filho
Leia também
+ Hoje (9) é o último dia para curtir o Festival da Tilápia e da Orquídea na Serras.
Alerta epidemiológico à Poliomielite
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite neste ano traz uma preocupação a mais, em virtude dos casos já confirmados em outros países e a baixa cobertura vacinal no país.De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, há 15 casos de poliomielite (poliovírus selvagem tipo 1) atualmente, sendo quatro casos no Afeganistão e 11 no Paquistão.
O Brasil não detecta casos desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a Certificação de área livre de circulação do PVS, juntamente com os demais países das Américas. No entanto, desde 2015 tem sido detectada uma progressiva queda das coberturas vacinais para poliomielite, menores que 95% em todo País.
A redução da cobertura vacinal da poliomielite também é observada no Espírito Santo. Em 2021, a cobertura foi de 77,4%; em 2020, 81,6%; e em 2019 de 86,7%.
Diante deste cenário, com objetivo de manter o Brasil livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, ampliando a cobertura deste imunizante, para a campanha serão imunizadas crianças menores de 5 anos de idade, seguindo as definições de:
– Crianças menores de um ano de idade: deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
– Crianças de 01 ano a menores de 5 anos: deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Quais vacinas ofertadas na Serra
Além das doses contra a Covid-19 já disponíveis às crianças a partir dos três anos de idade e de doses de vacina contra a Poliomielite às crianças até cinco anos, serão disponibilizadas para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes doses de: BCG, Difteria e tétano adulto, DTP, dTpa, Febre amarela, Hepatite A, Hepatite B, HPV quadrivalente, Meningocócica ACWY (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada), Penta (DTP/Hib/HB), Pneumocócica 10 valente (Conjugada), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola- SCR) e Varicela.
As doses serão aplicadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação indicada para cada idade. É importante que pais e responsáveis aproveitem a oportunidade para ir até um posto de vacinação, com a caderneta em mãos, para verificar a situação vacinal dos filhos.