As ilhas de Trindade e Martin Vaz estão entre as regiões mais ricas em vida marinha no mundo. Foto: Divulgação Tamar
Na próxima quinta-feira (08) acontece a consulta pública para a criação de uma reserva ambiental marinha na ilha de Trindade, distante cerca de 1,2 mil km do litoral capixaba. O evento será às 14h e está sendo promovido pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A proposta da criação é de iniciativa conjunto dos Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa, pois além de preservação da biodiversidade e do estoque pesqueiro, a ação faz parte de uma estratégia de gestão do mar territorial e da zona econômica exclusiva (ZEE) do país no Oceano Atlântico, com objetivo de proteger a soberania nacional.
Segundo texto publicado no site do ICMBio, a idéia é fazer um mosaico de unidades de conservação abrangendo parte cadeia de montanhas submarina, de origem vulcânica, existente entre o litoral de Vitória e ilha de Trindade. E abrangeria, além da própria Trindade, a ilha de Martin Vaz, que fica nas proximidades e também faz parte da mesma cadeia de montanhas submarinas.
Segundo o ICMBio, seria uma Área de Proteção Ambiental (Apa) abrangendo 200 milhas náuticas no entorno das duas ilhas. Já a parte terrestre de Trindade e Martin Vaz viraria um Monumento Natural (Mona). A região uma das mais ricas em vida marinha no mundo.
As unidades de conservação devem abranger cerca de 450 mil km2, dez vezes o tamanho do ES. Após a consulta, o passo seguinte é a assinatura e publicação dos decretos de criação das unidades. A previsão é que isso ocorra até o final de março.
Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES
CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765
Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por