Ativistas se arriscam para controlar incêndio em reserva na Serra

Compartilhe:

Por Bruno Lyra   

Edson, Ricardo e Marquinhos em selfie após combaterem as chamas. Foto: Reprodução Facebook

Três ativistas serranos se arriscaram para tentar controlar o incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Vilante no último sábado (17). Quando viram as chamas consumindo a mata Atlântica, Edson Reis e os amigos Ricardo e Marquinhos não pensaram duas vezes para encarar os fortes ventos e o calorão que ficou ainda pior por causa do fogo.

“Conseguimos acabar com os maiores focos. Infelizmente não tínhamos os equipamentos adequados, por isso não conseguimos extinguir o incêndio. Mas no domingo (18) já não tinha mais fogo”, conta Edson.

O ativista, que também é presidente da Associação de Moradores de Bela Vista, bairro próximo a APA, disse que acionou o Corpo de Bombeiros. Mas os homens da corporação não foram ao local.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Não tenho estimativa da área queimada. Mas afetou mata e muitas bromélias que ficam na pedra, centenas delas caíram após a passagem do fogo”, lamenta.

Momento em que o fogo foi ateado numa propriedade rural às margens da BR 101. Foto: Edson Reis
Momento em que o fogo foi ateado numa propriedade rural às margens da BR 101. Foto: Edson Reis

Segundo Edson o incêndio se alastrou na APA  após o caseiro de uma propriedade rural que fica às margens da BR 101 ter posto fogo no terreno.  O caso foi denunciado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nesta segunda (19).

A Semma é a responsável pela administração da APA do Vilante que fica na região da Serra Sede e protege matas de onde brotam nascentes que formam a lagoa Juara.

Novos focos

Apesar do esforço dos ativistas a informação da internauta Maria Beatriz é de que focos de incêndio voltaram a aparecer no morro nesta segunda (19).

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também