
O Parque Cultural Reserva Vitória amplia seu acervo com obras que reforçam o diálogo entre arte, tecnologia e paisagem. A curadoria, assinada pela Matias Brotas, apresenta criações que exploram a interseção entre o digital e o mundo físico.
Entre as novidades estão Mineral Data, de Elvys Chaves, que materializa dados intangíveis em forma física. “Trata-se de uma tentativa de dar corpo ao que normalmente percebemos apenas em telas”, afirma o artista. Já Node Horizon, de Carlo Schiavini, propõe uma reflexão sobre nossas formas de comunicação no ambiente digital. “A obra propõe um questionamento sobre a forma como nos comunicamos e interagimos no ambiente digital”, comenta Carlo.
Nos dias 19, 22 e 23 de maio, das 15h às 18h , o Parque recebe as visitas mediadas da exposição Realidade Expansiva — uma experiência que aproxima o público da arte contemporânea por meio do diálogo direto com os artistas e com a equipe educativa do projeto.
+ Medicamento para casos graves de Alzheimer começa a ser oferecido no SUS
“Expandir a presença da arte nos espaços públicos é também ampliar o acesso ao sensível, ao pensamento crítico e à imaginação. Quando unimos isso à arte-educação, criamos pontes reais entre a obra e o público — para além dos ambientes formais de formação.” — Lara Brotas, Sócia-Fundadora e Diretora de Projetos da Matias Brotas
Durante a mediação, será distribuído um material educativo com reflexões elaboradas por Maria Galacha, coordenadora pedagógica do projeto, ampliando as possibilidades de leitura das obras. Com a presença dos artistas Elvys Chaves e Carlo Schiavini, as visitas propõem uma imersão nos cruzamentos entre arte, tecnologia e espaço público.
A entrada é gratuita.
Realização: Um Quarto Escuro
Apoio: Matias Brotas | Shopping Vitória | Parque Cultural Reserva Vitória | Secretaria Estadual de Cultura do ES
O Parque Cultural Reserva Vitória é um lugar de arte e convivência no coração de Vitória.
Localizado atrás do Shopping Vitória, o Parque une arte e cultura com uma vista privilegiada ao azul do mar, um dos principais Cartões Postais do Espírito Santo.
Um espaço único para encontro e integração, onde a arte e a paisagem oferecem à cidade um novo conceito de viver em um verdadeiro museu a céu aberto.
O Parque Cultural Reserva Vitória é gerido pela Associação de Moradores e Amigos da Reserva- AMARV. Sob curadoria da Matias Brotas Arte Contemporânea. Sete obras de arte compõe o paisagismo do parque.
Além das sete obras o parque possui play ground, circuito baby, academia para a melhor idade, aparelhos de ginástica e uma ampla área para caminhadas e lazer.