Após protesto, audiência para cobrar despoluição das águas  | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de outubro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 23 de Março de 2018 às 10:08

Após protesto, audiência para cobrar despoluição das águas 


 

É comum ver adultos e crianças nas águas do córrego Maringá, na praia de Manguinhos, um risco a saúde pública. Foto: Arquivo TN

Renato Ribeiro

No próximo dia 09 de abril haverá audiência pública para discutir a poluição dos rios e lagoas da cidade, além da qualidade do líquido que chega às torneiras. A iniciativa é da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS). O evento está marcado para às 19h na sede do centro comunitário de Laranjeiras e é desdobramento do protesto feito por moradores de Manguinhos, Jacaraípe e Feu Rosa contra a poluição dos córregos e praias desses bairros, ocorrido no último dia 24 de fevereiro.

Da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) e morador de Manguinhos, Guilherme Lima, é um dos proponentes da Audiência. Segundo ele foram convidadas a Cesan e a Serra Ambiental. A primeira é responsável pelo abastecimento de água. A segunda, junto com a Cesan, é responsável pela gestão do esgoto através de Parceria Público-Privada (PPP) desde 2015.  

 “Vamos questionar o porquê do calculo da taxa de esgoto ser tão alta. E pedir soluções concretas para despoluição dos rios, lagoas e praias”, pontua. A situação das águas da cidade também preocupa e mobiliza lideranças de outras regiões.  

Para a ativista do Movimento Ambiental da Serra e moradora de Novo Porto Canoa, Luciana Castorino, o município está atrasado quanto a preservação ambiental e é preciso ampliar o saneamento.  De Barcelona, Luciano Flores lamenta a situação da Lagoa Jacuném e das nascentes do município.

Ativista da Ong Amigos do Mestre Álvaro, Júnior Nass, afirma que falta mais fiscalização dos órgãos ambientais. “Não vejo a prefeitura realizar mensalmente análises das nascentes e lagoas, como está previsto em lei. Temos também problemas com as nascentes do Mestre Álvaro, que recebem esgoto sem tratamento em Pitanga e Serra-Sede”, denuncia. 




O que você acha ?

Você já brigou com amigos e familiares por conta de política?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por