Após chuvas, calor volta com tudo e final de semana será ‘fervendo’

Compartilhe:
Previsão aponta para muito calor durante os próximos dias. Foto: Gabriel Almeida
Previsão aponta para muito calor durante os próximos dias. Foto: Gabriel Almeida

Após as fortes chuvas castigarem diversas cidades do Espírito Santo, o calor deve voltar com tudo a partir desta quarta-feira (29). De acordo com o Climatempo, ainda podem ocorrer algumas pancadas de chuva em regiões do ES, inclusive na Serra, durante o dia de hoje, mas o final de semana será ‘fervendo’.

Segundo informações divulgadas pelo instituto, uma massa de ar seco ganha força sobre o estado no fim da semana e mantém as nuvens carregadas afastadas por alguns dias. Entre a quinta-feira (30) e o sábado, 2 de fevereiro, o ES terá dias de sol forte e calor, sem previsão de chuva.

A previsão de calor é um grande alívio para milhares de famílias de algumas cidades do estado que foram atingidas por muita chuva, entre elas Iconha. Nestes locais, pessoas perderam tudo e muitas residências e comércios foram destruídos. Segundo os últimos dados divulgados pela Defesa Civil Estadual, até agora, são mais de 13 mil pessoas fora de suas casas.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Para a Serra, os termômetros devem marcar 35°C nos próximos dias, até o domingo, 3 de fevereiro. Segundo o Climatempo, serão dias de sol forte e nenhuma chuva. Já na segunda-feira, 4 de fevereiro, pode voltar a chover no ES, inclusive no município.

ES pode ter novos problemas com chuva em fevereiro

De acordo com o Climatempo, os capixabas ainda devem ter problemas com a chuva no mês de fevereiro. A previsão é de que a ZCAS (a Zona de Convergência do Atlântico Sul) se organize mais duas vezes em fevereiro: uma na primeira semana de fevereiro e outra no fim do mês.

Assim, no decorrer da próxima semana, as áreas de nuvens carregadas devem voltar a atuar sobre o Espírito Santo e há risco de novos eventos de chuva forte. Há risco de chuva forte também sobre a Grande Vitória, inclusive na Serra.

Como já choveu muito em terras capixabas, o solo já tem muita água acumulada e alguns rios e córregos devem estar com níveis acima do normal para esta época. Por isso, o risco de novas enchentes e deslizamentos volta a aumentar.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também