24.6 C
Serra
sábado, 26 de setembro de 2020

Análise: Xambinho, entre a juventude e a maturidade para lançar uma pré-candidatura independente

Leia também

Serra tem 500 mortes por Covid-19 e 15.635 casos confirmados da doença

Quinhentas pessoas morreram  na Serra em decorrência de complicações da Covid-19. A cidade que se encontra em risco baixo...

Carro pega fogo na BR 101 e deixa trânsito lento

  Um veículo pegou fogo em plena rodovia BR 101, próximo a loja C&C, em Carapina, na manhã deste sábado...

Voluntárias ajudam a mandar para reciclagem garrafas de cerveja descartadas por bares

Por um mês, as moradoras de Valparaíso Lílian Souto e Luzimar Santos se uniram a outros amigos voluntários para...
Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é o editor de política do Tempo Novo. Além de sua área, o jornalista, escreve para outras editorias do portal.

Alexandre Xambinho. Foto: Lissa de Paula

Aos 33 anos, o deputado mais jovem da Assembleia, Alexandre Xambinho (PL) se vê diante do momento mais importante da vida, calma… ainda não estamos falando de eleição, e sim da paternidade. Isso porque a qualquer momento o pequeno José – seu primeiro filho, pode vir ao mundo.

Por isso, Xambinho tem dividido seu tempo em três: 1- os cuidados para a chegada do neném; 2- a responsabilidade constitucional na Assembleia Legislativa; 3- a pré-candidatura a prefeito da Serra. Tudo isso devidamente ajustado à realidade atual: pandemia do novo coronavírus.

Acompanhado de Flávio Serri, reconhecido articulador político, Xambinho esteve na sede do Jornal Tempo Novo na tarde dessa quarta-feira (05). Ele veio com objetivo de dizer aos serranos de uma vez por todas: “estarei nas urnas em novembro, defendendo um projeto renovador e empreendedor para a Serra”.

No passado, Xambinho era tido como um possível sucessor do prefeito Audifax Barcelos (Rede), mas como em político a linearidade da lógica faz curvas, Xambinho acabou sendo desvencilhado do projeto audifista e ao invés de ficar se lamentando, ele saiu do domo e partiu para viabilizar sua vida de forma independente.

Filiado ao PL – partido que é liderado pelo ex-senador Magno Malta, Xambinho pretende se colocar como uma opção de centro-direita, “trazendo projetos de criação de oportunidades e empregos num cenários pós-pandêmico”. Uma das apostas é a inclusão digital para vencer as desigualados aprofundadas pelo coronavírus.

Outro eixo estruturante no projeto liderado pelo deputado está na relação democrática e saudável com outra nova e expressiva liderança na cidade, que aliás pode render frutos e dar mais musculatura ainda. Trata-se do médico Gustavo Peixoto, que também é listado como pré-candidato a prefeito pelo Pros.

Ainda não se sabe como isso vai ficar na real, se serão candidaturas ‘irmãs’, ou haverá composição, entretanto, juntos, dr. Gustavo e Xambinho já lançaram no final da semana passado o Projeto Serra Novas Ideias, do qual pretende construir um plano de Governo com participação popular. É uma plataforma online que quer permitir ao cidadão da Serra dar ideias e sugestões para melhorar a vida coletiva na maior cidade do Espírito Santo.

Se a pegada de Xambinho é o empreendedorismo, na saúde é dr. Gustavo ‘o cara’. Médico renomado, que inclusive recentemente liderou a primeira cirurgia bariátrica feito por robôs no ES, dr. Gustavo divide o consultório e a mesa de cirurgia, com a experiência de gestão em saúde em popular hospital do ES.

Por isso, a dupla (que na verdade é um trio se somados com Flávio Serri) pode crescer como possibilidade de renovação, especialmente na esteira do desgaste do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que tem tudo para ser candidato pela 6º vez na Serra. A propósito, quando Vidigal foi prefeito pela primeira vez, Xambinho tinha apenas 8 anos de idade.

A eleição vai batendo na porta, e não é extemporâneo falar dela, afinal, serão os líderes escolhido em novembro, que conduzirão a vida em sociedade de mais de 500 mil serranos rumo ao mundo pós-pandemia, que ao que tudo indica, será um dos maiores desafios do século. A largada está prestes a ser dada, Xambinho e Peixoto já iniciaram seu trajeto para as urnas.

Yuri Scardinihttps://www.portaltemponovo.com.br
Morador da Serra, Yuri Scardini é o editor de política do Tempo Novo. Além de sua área, o jornalista, escreve para outras editorias do portal.

Mais notícias

Carro pega fogo na BR 101 e deixa trânsito lento

  Um veículo pegou fogo em plena rodovia BR 101, próximo a loja C&C, em Carapina, na manhã deste sábado (26). Segundo informações de populares, o...

Voluntárias ajudam a mandar para reciclagem garrafas de cerveja descartadas por bares

Por um mês, as moradoras de Valparaíso Lílian Souto e Luzimar Santos se uniram a outros amigos voluntários para recolherem garrafas de cerveja descartadas...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!