Alunos da Apae encenam peças teatrais em shopping de Laranjeiras

0
Alunos da Apae encenam peças teatrais em shopping de Laranjeiras
Alunos da Apae da Serra apresentarão duas peças: “Uma joaninha diferente” e “O ciclo sem fim”. Foto: Divulgação

Usuários da Apae Serra estarão em cena nos espetáculos “Uma joaninha diferente” e “O ciclo sem fim”, que serão apresentados gratuitamente nesta quarta-feira (21), às 15h30, no Shopping MontSerrat, em Laranjeiras, com entrada franca. A ação integra a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada em todo o país com o objetivo de debater e refletir o dever da igualdade para inclusão.

Os usuários participam do projeto “Abram às Cortinas”, criado com o objetivo de trabalhar a inclusão social por meio da arte.

O projeto “Abram às Cortinas atendeu, no ano passado, 142 usuários acima de 18 anos com deficiência intelectual e múltipla. O projeto visa desenvolver principalmente a autonomia, independência e os principais processos mentais como o de atenção, percepção, memória e linguagem.

Os principais recursos utilizados são jogos teatrais, dinâmicas de grupo, dramatização e exercícios de improviso juntamente ao amplo leque de recursos da musicalização que contribuiu para a construção dos usuários, favorecendo a sensibilidade em relação não só a música como aos sons a nossa volta potencializando a percepção auditiva e visual.

Em “Uma joaninha diferente”, de Regina Célia de Melo, o público é convidado a refletir sobre as diferenças e os valores de cada pessoa.

Já “Ciclo sem fim” é uma jornada sobre resiliência e autoconhecimento. A montagem mostra que precisamos estar abertos a aprender com tudo que está em nossa volta – acertos, erros, conquistas e até com as derrotas.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 acontece entre 21 e 28 de agosto, com a participação das mais de duas mil Apaes e Coirmãs do país, que farão uma grande mobilização para conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e este ano apresenta o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

Comentários