Alunos da Apae da Serra participam de workshop de confeitaria em Camburi

0
Alunos da Apae da Serra participam de workshop de confeitaria em Camburi
O projeto Capacitar para Incluir foi idealizado com o objetivo de capacitar adolescentes e jovens com idade entre 16 e 29 anos, com capacidade laboral, ou seja, que estejam aptos para o trabalho. Foto: Divulgação

Cerca de trinta alunos que são atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Serra (Apae da Serra) tiveram uma manhã diferente na quarta-feira (10). Eles participaram de uma oficina de confeitaria oferecida por uma rede de supermercado do Estado. Trata-se de uma ação promovida pelo  projeto ‘Capacitar para Incluir’.

O programa foi idealizado com o objetivo de capacitar adolescentes e jovens com idade entre 16 e 29 anos, com capacidade laboral, ou seja, que estejam aptos  para o trabalho. Os atendidos possuem deficiência intelectual.

As informações são da psicóloga Karina Martins Costa Avancini que também é a coordenadora do projeto. “O workshop aconteceu no Supermercado EPA de Jardim Camburi e a toda a equipe de confeitaria da empresa participou, acolhendo e orientando os alunos”, conta Karina que frisou que o projeto foi  iniciado este ano, em abril e conta com outras frentes de trabalho, além desta que foi realizada.

O projeto Capacitar para Incluir é uma parceria entre a Apae da Serra e o Instituto Cooperforte, do Distrito Federal.

Alunos da Apae da Serra participam de workshop de confeitaria em Camburi
Trinta alunos participaram da oficina no Epa de Jardim Camburi. Foto: Divulgação

Colheita de frutos

O projeto, inclusive, já está colhendo seus frutos. Os Supermercados EPA e Carone são os parceiros do projeto e participam oferecendo oportunidade de emprego aos alunos.

“Desde o início do curso, há 06 meses, já foram realizados 07 (sete) contratações e outros alunos estão em processo de seleção.

Através de reuniões, o Núcleo Gestor vem traçando estratégias de avaliação e encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho, bem como a identificação de novas empresas parceiras que têm um olhar social, não apenas visando o cumprimento de Leis Trabalhistas (Leis de Cotas), mas que acreditam no potencial da pessoa com deficiência”, destaca Karina.

A coordenadora ainda frisa que antes do projeto alunos da Apae também eram encaminhados ao mercado de trabalho, porém agora antes do encaminhamento eles participam de uma capacitação profissional. “Com o projeto pretendemos expandir essas parcerias para outras empresas de outros segmentos e assim incluir socialmente nossos alunos no mercado”.

A empresa que quiser se tornar parceira do projeto pode entrar em contato através do telefone: (27) 99871-4346ou (27) 3298-3000 ou email [email protected]

Comentários