Adrenalina a 15 metros do chão, às margens da BR 101 na Serra

Compartilhe:
Foto: Assucena Reis
Leandro Rodrigues é uma dos praticantes de rapel no arrimo da rodovia. Foto: Edson Reis

Thiago Albuquerque

Um grupo radical de rapel na Serra vem fazendo sucesso na cidade e quer abrir a porta para novos adeptos. A galera do Rapel Adventure costuma sair aos domingos em lugares diferentes para praticar o esporte. Eles percorrem vários lugares como o Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo, Barra de Guaratiba no Rio de Janeiro e Viçosa em Minas Gerais.

A novidade do grupo é o Rapel Urbano, que está sendo feito na Serra, na região de Jardim Bela Vista, as margens da BR 101. O point se tornou um dos pontos bem frequentado pelo grupo, formado atualmente por dez pessoas, outro local é perto do Restaurante da Helana, perto do Mestre Álvaro.

Um dos integrantes mais experientes do grupo, Edson Reis, convida novos interessados. “Para iniciar, é preciso tomar diversas precauções, sempre prezando pela segurança. Importante usar equipamentos e seguir as orientações dos guias, estudar o assunto e conhecer o local da decida”.

O grupo não cobra para fazer o rapel. A aventura está aberta para pessoas que nunca praticaram e que querem conhecer o esporte.

Os equipamentos utilizados suportam, no mínimo, três vezes o peso do praticante. Cordas, mosquetão, luva, capacete e cadeirinha compõem os instrumentos necessários para a descida. “O segredo do rapel é conseguir o equilíbrio, pois o praticante fica pendurado na corda com um freio para controlar a velocidade na queda.” explica Edson.

Edson falou que embora o local esteja perto da BR-101, não há risco de atropelamento, pela distância do ponto até a pista. Informações pelo 99961-4462.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também