23 C
Serra
terça-feira, 12 de novembro de 2019

Ações educativas e combate ao câncer de laringe em escolas da Serra

Leia também

Frente fria passa pelo ES e traz mais chuva forte e rajadas de vento

Uma frente fria que está de passagem pelo Espírito Santo mudou o tempo. O ‘calorão’ que os capixabas estavam...

Sine abre 160 vagas de emprego na Serra

O Sine da Serra está com diversas oportunidades de emprego nesta terça-feira (29) e as chances são para profissionais...

Majeski defende candidatura de Bruno Lamas para prefeito da Serra

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) saiu em defesa do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Bruno...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Haverá distribuição de folders com informações sobre os hábitos de preservação da voz e maçãs, símbolo da saúde vocal, a aproximadamente 2 mil pessoas. Foto: Divulgação PMS/Jansen Lube

Eles distribuem maçãs e aproveitam a oportunidade para conscientizar alunos e professores sobre a importância da prevenção do câncer de laringe e da promoção de hábitos saudáveis para a preservação da voz. Na Semana da Voz a Secretaria Municipal de Educação da Serra promove até o dia 20 deste mês, ações educativas de conscientização e de sensibilização sobre esse instrumento importante de comunicação.

Haverá distribuição de folders com informações sobre os hábitos de preservação da voz e maçãs, símbolo da saúde vocal, a aproximadamente 2 mil pessoas. Além disso, crianças vão aprender como identificar precocemente sintomas do câncer de laringe e alterações vocais, para se tornarem multiplicadores de conhecimento entre os professores e colegas.

O evento acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Iolanda Schineider Rangel da Silva a partir desta segunda (10), até o dia 20 de abril, e na EMEF Manoel Carlos de Miranda a partir do próximo dia 17 até o dia 20 deste mês.

A fonoaudióloga da Sedu Elizabeth Lyrio Lozer explica que, segundo dados do Inca, estatísticas recentes apontam o Brasil como um dos países com elevada incidência de câncer de laringe em todo o mundo, e a rouquidão contínua, importante sintoma de alteração vocal, pode ser um dos primeiros indicadores de ocorrência da doença.

“A promoção da saúde vocal revela-se primordial ao bem-estar do indivíduo. E nesta campanha queremos conscientizar sobre a importância da avaliação e do diagnóstico precoce do câncer de laringe e das demais alterações laríngeas, bem como de suas implicações diretas e indiretas em uma boa comunicação”, disse Elizabeth.

A fonoaudióloga da Sedu, Gracilene Torres Bretas, afirma que a promoção da semana é importante para alertar pais e alunos sobre a possibilidade de cura do câncer da laringe quando o diagnóstico é precoce.

Gracilene lembra que um dos fatores que causam o câncer é o consumo do tabaco, e se for associado ao álcool, as chances aumentam em 43%.

Serviço:

Semana Nacional da Voz: Secretaria Municipal de Educação da Serra promove a partir desta segunda, dia 10, até o dia 20 deste mês, ações educativas de conscientização e de sensibilização sobre a importância da prevenção do câncer de laringe e da promoção de hábitos saudáveis para a preservação da voz.

Programação: Até a próxima quinta-feira, dia 13, a programação será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Iolanda Schineider Rangel da Silva.  A partir do próximo dia 17 até o dia 20 deste mês a programação será na EMEF Manoel Carlos de Miranda.

Câncer de laringe:

A laringe é o órgão responsável pela produção da voz e pela proteção das vias respiratórias. Por isso, uma alteração nesse órgão pode afetar a voz, a deglutição e a respiração de uma pessoa.

Sinais e sintomas: rouquidão frequente e sem causa aparente, dificuldade ou dor para engolir, dificuldade para respirar ou falta de ar, tosse e pigarro constante, sensação de ardência ou incômodo na garganta, engasgos frequentes durante ou após a alimentação, cansaço ou esforço ao falar, falha ou tremor na voz, perda da voz.

 Dicas:

1 Beba de 8 a 10 copos de água por dia, caso não tenha indicação médica para restrição hídrica. (Prefira em temperatura ambiente e natural – sem gás).

2 Coma maçã e beba sucos naturais (sem excessos, caso tenha refluxo gastroesofágico).

3 Evite ingerir excesso de cafeína, presente no café, refrigerantes à base de cola, chocolate e/ou achocolatado, guaraná, chá mate, chá verde, chá preto, chimarrão, bebidas energéticas e outros.

4 Evite ingestão abusiva de leite e derivados, alimentos gordurosos, apimentados e/ou condimentados. Estes alimentos aumentam a produção de secreção que induz ao ato de pigarrear; tomam a digestão mais lenta e irritam a mucosa que reveste a laringe.

5 Não fume e evite bebidas alcoólicas em excesso. O fumo e o álcool agridem a mucosa laríngea, causando desidratação e ressecamento, exigindo assim maior esforço ao falar.

6 Durma entre 6h e 8 horas por dia.

7 Evite falar em excesso, alto e por períodos longos. Após o uso vocal intenso e prolongado, é necessário controlar o uso da voz. Sempre que possível, procure falar pouco, baixo, pausadamente e com frases curtas e diretas.

8 Crie o hábito de realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, antes e depois do uso intenso da voz, conforme programa orientado por fonoaudiólogo. Esta prática reduz o risco de lesões e seus agravos nas pregas vocais, promovendo o bem-estar vocal, com uma voz mais clara, projetada e “limpa”.

 

Comentários

Mais notícias

Sine abre 160 vagas de emprego na Serra

O Sine da Serra está com diversas oportunidades de emprego nesta terça-feira (29) e as chances são para profissionais com diferentes níveis de escolaridade....

Majeski defende candidatura de Bruno Lamas para prefeito da Serra

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) saiu em defesa do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Bruno Lamas, deputado licenciado e também...

Feriadão em Carapebus com Macucos, Italo Cosvosk e Djay Penélope

Está pensando em ficar na Serra no feriadão da Proclamação da República? Se sua resposta for sim, pode ir anotando na agenda. No dia...

Verão de Manguinhos vai ter show com Casaca, Zé Geraldo e Chimarruts

Manguinhos promete ser o balneário do verão da Serra. A vila de pescadores será palco do terceiro Festival de Verão Manguinhos e terá diversas...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!