• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 50.690 casos
  • 967 mortes
  • 48.401 curados
24 C
Serra
terça-feira, 13 abril - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 50.690 casos
  • 967 mortes
  • 48.401 curados

Ações contra o câncer de mama para 2 mil mulheres

Leia também

CPI dos Maus-Tratos irá ouvir homem suspeito de golpear cadela com facão na Serra

O homem suspeito de dar golpes de facão na cabeça de uma cadela na Serra será ouvido pela CPI...

Em apenas 24 horas, Serra perde mais 11 moradores para o coronavírus e atinge 967 óbitos

Um dado estarrecedor do pico da pandemia causada pelo coronavírus – em maio de 2020– voltou a assombrar os...

Serra começa a vacinar policiais e guardas municipais contra o coronavírus nesta quarta

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), iniciará a vacinação dos trabalhadores da força...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Tudo está mais “rosa”. É a cor do momento, mas a tendência não veio das passarelas. Trata-se da campanha “Outubro Rosa”, que acontece em todo o mundo, onde o foco é conscientizar para prevenir e tratar o câncer de mama. Na Serra, várias ações estarão disponíveis à comunidade e cerca de 2 mil mulheres deverão participar das atividades.

O objetivo é mostrar os riscos e que o problema pode ser evitado. Muitos envolvidos na campanha são pacientes que já lutaram contra o câncer. É o caso da autônoma de 62 anos, Marina Pedro Santos. Moradora de Vila Nova de Colares, ela viu sua vida mudar depois do diagnóstico em 2011. “Todo ano eu fazia exames e, em um deles, os médicos descobriram o câncer. Foi muito difícil, mas nunca perdi a fé. O apoio da família também foi fundamental”, conta.

Depois de vários tratamentos e consultas médicas, dona Marina foi operada em 2012 para a retirada do nódulo. A cirurgia foi um sucesso e hoje ela vive bem.  Assim como dona Marina, muitas mulheres alcançam a cura quando descobrem o problema ainda no começo. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, desde que detectados no início.

Ações na Serra

Na Serra, a Secretaria municipal preparou programação com atividades em apoio ao “Outubro Rosa”. Os eventos irão acontecer nos dias 11, 18 e 25 de outubro. A expectativa é que mais de 2 mil mulheres participem.

A Unidade de Saúde da Serra Sede, por exemplo, realizará nesses dias palestras com médicos, enfermeiros e psicólogos. Os temas serão câncer de mama, sexualidade feminina, direitos da mulher, doenças sexualmente transmissíveis (Dst’s) e sobre a importância do exame preventivo e do autoexame da mama.

Também estão programados atividades na praia: alongamento e caminhada na orla, aula de zumba, jogos e brincadeiras na areia, circuito de ginástica na areia e serviços de saúde como aferição e pressão arterial e glicemia, oficina de capoeira e banho de mar com hidroginástica.

Onde participar

11 de outubro

Praia de Solemar em Jacaraípe – Realizado pela URS de Jacaraípe, Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Almeida e o Proef do Parque da Cidade.

Ginásio de Esportes de Feu Rosa – Realizado pela URS de Feu Rosa e a UBS de Vila Nova de Colares.

18 de outubro

Praça Central de Novo Horizonte – Realizado pela URS de  Novo Horizonte e as UBS de São Diogo, Chácara Parreiral, Carapebus, Cidade Continental, setor Oceania, Manguinhos, e os Proef´s de Bicanga e do Parque da Cidade.

Praça Central de Serra Sede –  Realizado pela Regional de Saúde de Serra Sede e as UBS de São Marcos, Planalto Serrano – blocos A e B, Campinho da serra, Barro Branco, Pitanga, e Vista da Serra.

25 de outubro

Ginásio de Serra Dourada – Realizado pela URS de Serra Dourada, junto com o Proef de Serra Dourada III, Porto Canoa, Eldorado e Barcelona.

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!