Serra, 21 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 13 de Março de 2018 às 16:13

A 500m de altitude aventureiro topa com jacaré em trilha do Mestre Álvaro


O jacaré foi visto na trilha de Furnas. Foto: Marcos Santana

Um jacaré fazendo trilha no Mestre Álvaro? Isto mesmo, essa situação inédita e inusitada aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e foi flagrada pelo ativista ambiental Marcos Santana.

O jacaré estava subindo o morro rumo ao topo do monte, que possui 833 metros de altitude. O animal foi visto na altura dos 500 metros da trilha de Furnas, no local conhecido como Gruta de Furnas.

Junior Nass, que também é ativista e acostumado a subir pelas várias trilhas do morro, disse nunca ter visto nada igual. “Encontramos muitos jacarés nos Alagados, até no pinicão já vimos. Mas nas trilhas do Mestre, nunca vimos. Isso é inédito”, destaca.

Nass conta ainda que Marcos observou o animal por cerca de meia hora e depois espantou o jacaré para o meio da mata. “Ele fez isso a fim de tirar da trilha, para proteger de caçadores e também de pessoas que pudessem machucar o animal. Nosso objetivo é sempre proteger a fauna e a flora do local”, conta.

Marcos subiu o Mestre em 2017, uma disputa entre amigos que de quem subiria mais o monte: foram 60 vezes somente no ano passado.

Para Yhuri Nóbrega, coordenador do projeto Caiman, referência no estudo e na conservação dos jacarés-de-papo-amarelo no Brasil este tipo de cena é bem incomum e rara. “Geralmente os jacarés ficam muito próximos às lagoas. Uma das possibilidades é que o animal esteja buscando água, vivemos num processo de seca muito intenso, então é bem possível que ele saiu andando em busca de área de alagados para ele se instalar. Isso é uma das possibilidades, teria que avaliar o contexto como um todo”, destaca.

Veja o vídeo: 

Jacaré no Mestre

A 500m de altitude aventureiro topa com jacaré em trilha do Mestre ÁlvaroO bicho foi visto na trilha de Furnas.. já pensou o susto? Confira clicando no link ➡➡ https://goo.gl/gT5GUw

Posted by Jornal Tempo Novo on Tuesday, March 13, 2018




O que você acha ?

Você concorda com a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por