Vovó ultramaratonista de 74 anos arrasa no Crossfit e é exemplo para jovens da Serra

Compartilhe:
Maria das Graças Bittencourt é moradora de Parque Residencial Laranjeiras. Foto: Divulgação

Uma moradora da Serra, de 74 anos, está dando um show de vitalidade e força. Dona Maria das Graças Bittencourt, é conhecida do esporte capixaba por se destacar como ultramaratonista, mas desta vez, a vovó de Parque Residencial Laranjeiras, se sobressaiu em outra modalidade, o Crossfit.

Maria das Graças treina no Crossfit Voice, em Parque Residencial Laranjeiras, desde abril deste ano e no último final de semana participou do campeonato Voice Games, onde fez uma apresentação mostrando que todos podem praticar o esporte.

Um teste de esforço físico realizado por um laboratório da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2013, mostrou que Dona Maria, na época com 65 anos possuía um organismo de 40.

A vovó é a Rainha do box onde treina e inspira jovens e adultos. De acordo com a personal trainer, Thais Braz a atividade física traz inúmeros benefícios para os idosos. “Ajuda na prevenção de doenças crônicas, dando ao idoso uma vida e um envelhecimento mais saudável. Além disso, auxilia no fortalecimento dos músculos, articulações e tendões, possibilitando a prática de suas atividades diárias sem dores e com mais liberdade”, destacou.

Thais disse ainda que a atividade também aumenta a capacidade respiratória, melhorando a imunidade e acelera o metabolismo deixando o idoso mais saudável e ativo. “Atividade física também ajuda no tratamento da saúde mental, e a prática de aulas coletivas auxilia ainda mais nisso, criando novas amizades e acolhendo o idoso”.

Segundo Thais, idosos podem praticar qualquer tipo de atividade, desde que adaptada aos seus limites e sempre acompanhada de um profissional de Educação Física. “O mais importante é que eles pratiquem uma atividade a qual se identifiquem e gostem. Em uma atividade como o Crossfit, eles praticarão diversas modalidades, adaptadas as suas limitações e aos seus objetivos”.

Thais recomenda que o idoso sempre procure um profissional de Educação Física qualificado, se for um box de Crossfit, um que tenha professores suficientes para dar a melhor atenção e que possa acompanhar o passo a passo do idoso, sempre começando com aulas introdutórias e ensinando os movimentos básicos.

“A dona Maria é a nossa Rainha, mas temos pessoas de todas as idades, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ela é senhora muito animada, chega sempre disposta para treinar e gosta de desafios. Possui ótima resistência e não aceita fazer menos que ninguém”.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também