Você sabe porque a vacina da raiva do seu peludo é tão importante?

Por Patricia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras.
Compartilhe:
Serra
A vacinação nos bairros aconteceu nos dias 16, 17, 23 e 24 de outubro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A vacina de raiva pode ser aplicada em clínica veterinária ou na Vigilância Ambiental em Saúde.  Foto: Agência Brasil

Muitas pessoas já ouviram falar de uma doença chamada raiva e não fazem ideia do quão perigosa é. E não se engane; ela não está extinta, sendo mais comum que se imagina nas regiões rurais em bovinos e equinos. A raiva é uma encefalite aguda viral que é  transmitida através de mordidas de animais doentes e ou portadores, e  se caracteriza por um quadro neurológico fatal. É  uma doença zoonótica, ou seja, é transmitida pelo animal para o ser humano, e potencialmente fatal para as pessoas. Apenas quatro pessoas infectadas pelo vírus sobreviveram no mundo todo e todas com sequelas neurológicas graves e nenhum animal conseguiu sobreviver a infecção.

Ela pode ser transmitida para cães e gatos sem vacina ou com a vacina atrasada através de brigas com animais infectados,  pelo morcego hematófago que é o portador, reservatório e transmissor do vírus, e por animais silvestres como guaxinis e gambás.  Os sintomas da raiva em animais  incluem febre,  salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. O animal tem alterações de comportamento com agressividade excessiva.

A única forma de prevenção desta doença extremamente perigosa para os mamíferos é através da vacinação anual. Fique atento a carteirinha de vacinação do seu peludo para evitar que ele fique doente e transmita essa terrível doença a você e a seus familiares e amigos.

A vacina pode ser aplicada em clínicas particulares e também pela Prefeitura da Serra, de forma gratuita, na Vigilância Ambiental em Saúde, informações pelo telefone 3281-9288 no Controle Animal.

Por Patricia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também