[secondary_title]

Vitória recebe festival de danças populares com grupos capixabas e nacionais

- PUBLICIDADE-

De 26 a 29 de maio, a capital capixaba vai se transformar no palco da diversidade das artes cênicas brasileiras, com a realização do 1º Festival de Danças Populares de Vitória – Festival VIX.

Idealizado pela Associação Cultural Andora, o evento terá programação totalmente gratuita, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a participação de grupos de dança do Estado e de diferentes regiões do país, oficinas artísticas, visitas guiadas ao patrimônio histórico da Grande Vitória e performances em espaços educativos e de acolhimento. A iniciativa conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio de edital fomentado pelo Instituto Cultural Vale.

Ao todo, o 1º Festival de Danças Populares de Vitória contará com a participação de 12 grupos. Serão dez atrações locais, representando as manifestações culturais capixabas, e dois grupos de diferentes regiões do país.

Entre os grupos do Espírito Santo confirmados para o Festival VIX estão a Cia de Dança Andora, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, anfitriã da mostra; a Banda de Congo Beatos de São Benedito (Vila Velha); o Grupo de Jongo Santa Ana (Conceição da Barra); o Grupo Estirpe (Mucurici); o Coletivo Performance Itinerante (Vitória); o Grupo de Danza Mamburé (Vitória); o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Pilger Der Hoffnung (Cariacica); o Grupo Alardo de São Benedito (Conceição da Barra); o Grupo Imperial Português (Conceição do Castelo); e o Grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A. (Conceição da Barra).

As atrações convidadas de outros Estados são o Grupo Folclórico Aruanda (Belo Horizonte – MG) e o Grupo EITA (João Pessoa – PB).

Fundado em 1960, em Belo Horizonte, o Grupo Folclórico Aruanda é um dos mais importantes e premiados grupos de pesquisa e projeção das manifestações folclóricas nacionais.  Representante da Região Nordeste, o Grupo EITA, de João Pessoa, desenvolve desde 2009 um trabalho de pesquisa e aprofundamento nas danças populares, especialmente as da Paraíba, tendo obtido prêmios em diversos festivais pelo Nordeste e no exterior.

Acesso à cultura popular

De acordo com Laís Loyola, presidenta da Associação Cultural Andora e coordenadora administrativa da mostra, o festival nasceu com a proposta de promover o acesso do público aos espetáculos de dança, de modo a ampliar o conhecimento sobre a cultura popular e contribuir para a formação de plateia. “Para além do cenário da dança, a importância da realização deste festival para o cenário capixaba é também o de resgate e manutenção da cultura popular, com grupos vindos de comunidades tradicionais do Estado e de outras regiões brasileiras”, observa.

Dentro do conceito dos espetáculos, a dança entra como instrumento de linguagem dos corpos, afirma Laís: “É através dela que é contada a história, os costumes, o trabalho e o dia a dia do nosso povo, de nossos ancestrais. O público terá oportunidade de conhecer de perto as músicas, cantigas, ritos, cores e tambores presentes nessas manifestações”, adianta.

Economia local

Além das apresentações de dança, que serão realizadas na Tenda Cultural, no campus de Goiabeiras, o festival contará com espaços de promoção da economia local, com barracas de artesanato e alimentação, constituindo assim um espaço de lazer, encontro, apreciação e troca cultural.

Durante os dias do festival estão programadas visitas guiadas a patrimônios históricos da Grande Vitória, cortejos e desfiles de rua; oficinas de danças populares, abertas à comunidade em geral e com reserva de vagas para professores de redes de ensino da Grande Vitória, e oficina de adereços e vestuário para a comunidade em geral; e visitas e apresentações dos grupos convidados a espaços educativos, como o Centro de Referência da Juventude Território do Bem, situado no bairro Itararé, em Vitória, e o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra.

O encerramento será no domingo (29), às 9h, com uma performance especial dos grupos na Concha Acústica do Parque Moscoso. “Essas ações têm o objetivo de contribuir para o acesso à cultura e para a interação entre os sujeitos e grupos convidados”, afirma Laís Loyola, presidenta da Associação Cultural Andora.

1º FESTIVAL DE DANÇAS POPULARES DE VITÓRIA

De 26 a 29 de maio, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Com apresentações de dança, oficinas, visitas guiadas a patrimônios históricos, cortejos e desfiles de rua

Programação gratuita

Realização: Cia de Dança Andora

Apoio: Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio de edital fomentado pelo Instituto Cultural Vale

Para participar das oficinas será necessário inscrição prévia por meio de formulário disponibilizado pela organização do Festival no Instagram do evento, por meio do link linktr.ee/festivalvix.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL VIX

TENDA CULTURAL / UFES

26/05 (quinta-feira)

9h – Apresentações

Grupos: Aruanda (MG), Performance Itinerante (ES), Jongo de Santa Ana (ES), Acapoeira (ES) e Banda de Congo Beatos de São Benedito (ES)

14h – Apresentações

Grupos: Eita (PB), Alardo de São Sebastião (ES), Banda de Congo Beatos de São Benedito (ES)

18h – Cortejo com os grupos na Ufes

19h – Abertura do Festival

Grupos: Eita (PB) | Aruanda (MG) | Acapoeira (ES) | Jongo de Santa Ana (ES) | Banda de Congo Beatos de São Benedito (ES) | Performance Itinerante (ES) | Andora (ES) | Alardo de São Sebastião (ES)

27/05 (sexta-feira)

9h – Apresentações

Grupos: Performance Itinerante (ES), Acapoeira (ES), Alardo de São Sebastião (ES)

14h – Apresentações

Grupos: Aruanda (MG) e Banda de Congo Beatos de São Benedito (ES) Participação especial: João Bananeira

19h – Espetáculos

Grupos: Aruanda (MG), Jongo de Santa Ana (ES), Banda de Congo Beatos de São Benedito (ES) e Alardo de São Sebastião (ES)

28/05 (sábado)

19h – Espetáculos

Grupos: Eita (PB), Acapoeira (ES), Andora (ES), Performance Itinerante (ES), Estirpe (ES), Mamburé (ES), Pilger Der Hoffnung (ES) e Imperial Português (ES)

OFICINAS

27/05 (sexta)

14h – Grupo Eita (PB) | Sala do CEFD-UFES

14h – Grupo Performance Itinerante (ES) | Sala do CEFD-UFES

13h às 17h – Oficina de Costura – Indumentária Popular Capixaba (Teórico-Prática)

Tema: Congo, Jongo e Ticumbi – Confecção do Arco do Ticumbi| Ministrante: Clésio Júnior | Sala do CEFD-UFES

28/05 (sábado)

9h – Grupo Jongo de Santa Ana (ES) | Sala do CEFD-UFES

9h – Banda de Congo Beatos de São Benedito (ES) | Tenda Cultural-UFES

9h – Grupo Andora (ES) | Sala do CEFD-UFES

13h às 17h – Oficina de Costura – Indumentária Popular Capixaba (Teórico-Prática)

Tema: Congo, Jongo e Ticumbi | Confecção do Arco do Ticumbi  Ministrante: Clésio Júnior | Sala do CEFD-UFES

14h – Grupo Aruanda (MG) | Tenda Cultural-UFES

14h – Grupo Acapoeira (ES) | Sala do CEFD-UFES

14h – Grupo Alardo de São Sebastião (ES) | Sala do CEFD-UFES

GRUPOS NAS ESCOLAS

26/05 (quinta)

9h – Grupo Alardo de São Sebastião (ES)

Escolas: CMEI Oceania (Serra) e EMEF Aureniria Pimentel (Serra)

14h – Grupo Aruanda (MG)

Escolas: EMEF Naly Miranda (Serra) e CMEI Oceania (Serra)

14h – Grupo Performance Itinerante (ES)

Escola: EEEFM Serra Sede (Serra)

27/05 (sexta)

9h – Grupo Eita (PB)

Escola: EMEF José Rubens Vervloet (Vila Velha)

9h – Grupo Aruanda (MG) e Grupo Jongo de Santa Ana (ES)

Escola: EMEF JK (Vitória)

9h – Banda de Congo Beatos de São Benedito (ES)

Escola: EMEF José  Rubens Vervloet (Vila Velha)

VISITAS A ESPAÇOS CULTURAIS

28/05 (sábado)

9h – Centro Cultural Eliziário Rangel – Rua Humberto de Campos, São Diogo I, Serra, CEP 29.163-242

Grupo Alardo de São Sebastião (ES)

9h – Centro de Referência da Juventude Território do Bem – Rua Daniel Abreu Machado – Itararé, Vitória, CEP. 29.047-540

Grupo Performance Itinerante (ES)

Grupo Eita (PB)

29/05 (domingo)

9h – Encerramento do Festival VIX

Concha Acústica – Parque Moscoso, Vitória-ES

Grupos: Aruanda (MG) | Eita (PB) | Performance Itinerante (ES) | Jongo de Santa Ana (ES) | Acapoeira (ES) | Banda de Congo Beatos de São Benedito (ES) | Andora (ES) | Alardo de São Sebastião (ES)

...

PL do Capitão Assumção quer ter maior bancada na Câmara de Vereadores de Vitória

A semana inicia com boas noticias no Partido Liberal, do Capitão Assumção. Após encerramento do prazo para se filiar a um partido político conforme...

Teatro para comunidade gratuito no palco do Eliziário Rangel neste sábado

A trupe composta por Roberta Portela, Antônio Vitor, Marília Loureiro, Júlia Monteiro, Dora Garcia e Lucas Emanoel está pronta para encantar a comunidade de...

Domingo terá pagode com Chega pra Perto no Mad Rocks, em Laranjeiras

Neste domingo (21), vai ter a Tardezinha do Mad, repleta de pagode, promoções e um cardápio exclusivo para o evento, que acontecerá no Mad...

Mutirão da Saúde com 2 mil atendimentos e consultas gratuitas neste sábado na Serra

O Serra + Saúde chega à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Planalto Serrano A neste sábado (20), das 8 às 14 horas. Os...

Feijoada, pagode e sertanejo para festejar aniversário do dono do Arpoador na Serra

O proprietário do Arpoador Gastrobar, Renato Vietchesky, celebrará seu aniversário com três dias de festa em seu estabelecimento em Colina de Laranjeiras, na Serra,...

Pagode, sertanejo e muita comida gostosa na feirinha de Colina de Laranjeiras

Neste fim de semana, a Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, sediará uma edição especial da Feirinha Gastroartes. Agora, o evento se estende...

Sucesso do arrocha, Racine Neto faz show na Serra em maio

Revelação do arrocha em Pernambuco, o cantor Racine Neto fará sua estreia na Serra com um super show em Jacaraípe, no Recanto dos Pássaros,...

Vidigal reforça Weverson como seu sucessor: “não sou homem de duas palavras”

O meio político da Serra ainda especula sobre a possibilidade de o prefeito Sergio Vidigal (PDT) estar blefando ao anunciar que não irá disputar...

Prefeitura abre processo seletivo com 448 vagas e salários de até R$ 16 mil

A Prefeitura de Linhares, município do Norte do Espírito Santo, anunciou a abertura de um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais...
Anúncio
close-link