Violência contra mulheres e meninas será tema de debate na Assembleia Legislativa

Compartilhe:
Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil
A deputada Janete de Sá é proponente da audiência. Foto: Divulgação

Uma audiência da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Familiar e Doméstica da Assembleia Legislativa do ES vai discutir a violência contra mulheres e meninas e medidas de combate e ações que estão sendo executadas no Estado. A Audiência Pública acontece no dia 9 de março, às 14hs, no plenário Dirceu Cardoso.

Participam do encontro autoridades, políticos, representantes da sociedade civil e estudantes para discutir a realidade capixaba e buscar soluções de enfrentamento à violência. Estatísticas demonstram uma ascendente curva de feminicídios no Espírito Santo.

A proponente da audiência, deputada Janete de Sá (PMN) destacou que no início de março, o município com maior número de mortes é Vila Velha, com 9 registros, sendo que, em 2021 no mesmo período apenas 1 mulher havia sido morta.

“Em seguida vem Serra, Vila Valário e Cachoeiro de Itapemirim cada um com 2 mortes de mulheres este ano. De acordo com o mapa da violência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), este ano 22 mulheres foram mortas no Estado, contra 14 mulheres no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 57,1%. Precisamos nos unir!”, declarou a deputada Janete de Sá.

Já confirmaram presença no evento e vão compor a Mesa, a juíza Hermínia Azoury, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – COMVIDES do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, o presidente da Câmara Municipal de Linhares, a Promotora de Justiça e Coordenadora do NEVID, Cristiane Esteves Soares, Maria José Marcondes Pimenta, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo –CEDIMES, a vice-presidente da OAB/ES, Anabela Galvão, presidente da Comissão da Mulher advogada da OAB, Elisabeth Hadad, advogada e Defensora Pública aposentada.

A deputada Janete de Sá protocolou mais de 30 projetos que visam conceder e proteger os direitos das mulheres. Desse total, 11 viraram Lei e 14 estão tramitando.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também