Violência contra a mulher: saiba onde procurar ajuda na Serra

Compartilhe:
violência mulher
violência mulher
O trabalho com as mulheres vítimas de violência  é realizado por uma equipe composta de assistentes sociais e profissionais de psicologia. Crédito: Freepik

Mulheres vítimas de violência na Serra contam com diversos tipos de serviços disponibilizados pela Prefeitura da Serra. De acordo com o município, a porta de entrada para atendimento é a  Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), que realiza tanto ações rotineiras nos equipamentos públicos, quanto em iniciativas itinerantes como o “Conta Comigo” e o “Serra + Cidadã”.

Em relação aos atendimentos rotineiros, a porta de entrada é na própria Seppom ou no  Centro de Referência da Mulher (Cramvis), espaço que oferece atendimento qualificado e humanizado a mulheres em situação de violência.

Localizado na rua Maestro Antônio Cícero, em Serra Sede, o Cramvis conta com salas privativas para atendimento, sala com brinquedos para as crianças, fraldário e área de amamentação.

O trabalho é realizado por uma equipe composta de assistentes sociais e profissionais de psicologia. Além do acolhimento e atendimentos psicossocial, de orientação jurídica e encaminhamentos para a Casa Abrigo, quando necessário, o espaço oferece também cursos de capacitação para as mulheres.

O Cramvis funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Aos sábados, das 8 ao meio-dia. O acesso aos serviços se dá por demanda espontânea, ou seja, comparecendo ao local, por encaminhamento de outros órgãos (CRAS, Delegacia, Unidade de Saúde), por busca ativa e por agendamento, que pode ser feito pelos telefones (27) 99836-2909 (celular e Whatsapp) e (27) 3328-7500.

+ Empresas da Serra abrem mil vagas de emprego para todos os níveis na Serra

Em relação às atividades itinerantes, são realizadas no “Conta Comigo”, ação realizada nos bairros ou Shopping Montserrat, na qual além da orientação sobre as violências, são oferecidos serviços variados, como orientação jurídica, Procon e atendimentos na área da saúde.

Além do “Conta Comigo”, há o mutirão “Serra + Cidadã”, realizado mensalmente em bairros da Serra, onde as mulheres têm acesso aos mais variados serviços ofertados pela Prefeitura.

16 dias de ativismo

Neste mês de novembro, a Prefeitura da Serra vai aderir à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Realizada anualmente, começa no dia 20 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e termina em 10 de dezembro.

A programação da Serra, que será coordenada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom) está na fase final de elaboração.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também