Vidro fica translúcido com comando no celular

Compartilhe:
vidro celular
Foto: Divulgação
vidro celular
Crédito: Divulgação

Já imaginou ter em casa ou na empresa uma janela de vidro que, com um comando no celular, você pode controlar a visibilidade de um ambiente para o outro? E se, em vez de só uma janela, fosse uma parede inteira? Isso é possível com o uso de um vidro com película inteligente que está sendo comercializado pela Viminas Vidros Especiais, cujo parque industrial está localizado no Civit II, na Serra.

O vidro laminado polarizado inteligente é feito a partir da junção de chapas de vidro e, entre elas, películas de polivinil butiral (PVB) e a película inteligente, que faz com que ele mude de opaco para transparente com apenas um comando, dado pelo celular, por controle remoto ou por um botão instalado nele.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O produto tem tudo para se tornar o queridinho nas casas e, também, nas empresas, principalmente as que gostam de modernidade e multifuncionalidade.

Com a possibilidade de ser opaco e transparente, o vidro inteligente permite limitar a visibilidade de um ambiente para o outro e, assim, proporcionar privacidade de acordo com cada situação. O fato de ter três películas faz a resistência dele aumentar expressivamente, além de barrar raios infravermelhos e ultravioleta e impedir a entrada de barulho, garantindo conforto acústico.

Outro diferencial do vidro laminado polarizado inteligente é que é possível projetar imagens nele, dos dois lados da superfície, mesmo em ambientes com luz intensa.

“Existe a possibilidade de simplesmente aplicar a película sobre o vidro, mas a Viminas optou por oferecer ao mercado o vidro laminado polarizado inteligente, que reúne todas essas vantagens. Por estar entre as chapas de vidro, a película inteligente fica protegida de impactos e de contato com a água, por exemplo, que, estando ela exposta a eles, poderiam danificá-la”, explicou o consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Cláudio Rezende.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também