Vidigal anuncia volta do Bike Serra com mais estações e uso de parte das bicicletas de graça

Compartilhe:
Vidigal disse que a Serra terá 25 estações e que 50% dos equipamentos poderão ser usados gratuitamente. Foto: Divulgação

O constante aumento da gasolina está fazendo com que a população recorra a alternativas mais econômicas para se locomover e uma delas é a bicicleta. Na Serra, o Bike Serra vai voltar e com novidades: a frota e as estações compartilhadas serão aumentadas e 50% dos equipamentos poderão ser usadas gratuitamente.

Em entrevista exclusiva ao TEMPO NOVO, o prefeito Sergio Vidigal adiantou que serão 25 estações espalhadas pelos bairros da Serra, entre elas, Nova Almeida, Terminal de Jacaraípe, Sine, Manguinhos, Morada de Laranjeiras, Terminal de Laranjeiras e nos shoppings MontSerrat, Mestre Álvaro e Laranjeiras. (Confira todos as estações no final da matéria). Ao todo 250 bicicletas serão disponibilizadas à população.

“Com o preço do combustível alto, estamos correndo para voltar com sistema do Bike Serra o mais rápido possível. É uma iniciativa que irá ajudar principalmente os pequenos empreendedores e profissionais autônomos. Estamos ampliando as estações e vamos dar gratuidade de 50% das bicicletas compartilhadas para os trabalhadores que quiserem usufruir do serviço”, disse o prefeito.

De acordo com  secretário Halpher Luigi, da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINFRA, o serviço voltará a ser ofertado aos serranos em setembro. “A licitação será aberta em junho, finalizada em agosto e a previsão é de que o serviço esteja em pleno funcionamento em setembro”, revelou.

No entanto, o valor para uso das bicicletas, serão informados posteriormente. Os valores serão pago via aplicativo.

O Bike Serra já funcionou no município, mas devido pandemia iniciada em 2020, o antigo contrato que havia com a empresa Serttel foi descontinuado e o serviço deixou de ser oferecido. Só para se ter uma ideia, pouco antes de encerrar as atividades, o plano anual para ter acesso a bicicleta era de apenas R$ 90 (ou seja, R$ 7,5/mês).

Foi implantado na cidade em 2019 e contava com 20 estações e 200 bicicletas de uso comunitário. O sistema operava todos os dias das 5 às 23 horas e a devolução das bicicletas podia ser realizada até às 24 horas.

As bicicletas para adultos tinham câmbio manual com três marchas, freios dianteiros e traseiros, retrovisor do lado esquerdo, campainha sonora e chip de rastreamento. As de uso infantil, para crianças de até 10 anos, possuíam altura de até 1,5 metro e rodinhas laterais retráteis.

Confira as 25 estações do Bike Serra:

Estação 01 – Av. Dr. Milton David

Estação 02 – Praia de Nova Almeida

Estação 03 – Terminal de Jacaraípe

Estação 04 – SINE

Estação 05 – UPA Castelândia

Estação 06 – Manguinhos

Estação 07 – Hospital Estadual Jayme Santos Neves

Estação 08 – Avenida Copacabana

Estação 09 – Rua Minas Gerais

Estação 10 – Arena Pantheon

Estação 11 – Hospital Dório Silva

Estação 12 – Av. Central

Estação 13 – Av. Eldes Scherrer Souza

Estação 14 – Shopping Laranjeiras

Estação 15 – Terminal de Laranjeiras

Estação 16 – Hospital Materno Infantil

Estação 17 – Multivix Serra

Estação 18 – Shopping Montserrat

Estação 19 – Biblioteca Carlos Correa Loyola

Estação 20 – Parque da Cidade

Estação 21 – Terminal de Carapina

Estação 22 – Norte Sul

Estação 23 – Shopping Mestre Álvaro

Estação 24 – José Moreira Martins Rato

Estação 25 – Praça Nilze Mendes

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também