Vidigal anuncia 1º Complexo de Saúde Mental com internação de pacientes em surto

Compartilhe:
Foto: Divulgação

A Antiga Maternidade de Carapina vai se transformar em um Centro de tratamento voltado à saúde mental. Esse anúncio foi feito pelo prefeito, Sergio Vidigal, ao Serra Podcast.

O prazo dado pelo prefeito foi de 6 meses, ou seja, até o final do ano, o município deve terminar de estruturar o primeiro complexo de saúde mental da Serra.

Na prática, a Prefeitura vai unir dois, dos atuais três CAP’s, em um único espaço, além de melhorar e ampliar o serviço. Vale ressaltar que o CAPS Mestre Álvaro já foi transferido do bairro Barcelona para a Antiga Maternidade de Carapina desde o mês passado, restando apenas o que funciona no bairro Parque Residêncial Laranjeiras.

Vidigal adiantou que a intenção é que o espaço sirva para atendimento de urgência e emergência para pacientes em surto. Eles poderão ficar internados no local com assistência médica 24h, durante até três dias.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Caso o quadro clínico do paciente ainda não tenha se estabilizado durante esse intervalo de tempo, o morador será transferido para um hospital.

De acordo com Vidigal, atualmente, pessoas em estado de surtos vão para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA); que não estão adaptadas para internação de pacientes com problemas de saúde mental.

Apenas o CAPSi que será mantido no atual espaço; ele é o único que tem sede própria e atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com comprometimento psíquico como autismo, psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de álcool e substâncias psicoativas.

A título de correção, no final do vídeo foi feita uma confusão. Portanto, para ratificar: o complexo de saúde mental será instalado na Antiga Maternidade de Carapina e não no atual Ames, como foi dito no vídeo.

O que são os CAPS?

Os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte da rede da Secretaria Municipal de Saúde.

O serviço de atenção psicossocial, é destinado a acolher pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Atualmente os CAPS funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio, para o acolhimento.

Além do CAPSi já detalhado acima, existem o CAPS AD, em Laranjeiras destinado a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Há, ainda, o CAPS Transtorno, que funcionava em Barcelona e desde julho já foi transferido para a Antiga Maternidade de Carapina. Lá são oferecidos serviços de atenção psicossocial destinado a acolher pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

No CAPS, os usuários recebem atendimento visando um tratamento terapêutico, com avaliações periódicas e contínuas realizadas por uma equipe multidisciplinar.

Durante o acompanhamento, os usuários do serviço desenvolvem atividades que vão desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico e de orientação) até atividades em grupo, oficinas terapêuticas (artes e música), reabilitação psicossociais, atendimentos à família, visitas domiciliares, entre outras.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também