Era por volta das 8h da manhã desta terça-feira (3) quando moradores de Porto Dourado, na Serra, se depararam com mais uma cena de drama urbano: um ônibus do sistema Transcol atolado no barro da Avenida Porto Príncipe, a principal via do bairro. O veículo foi parcialmente engolido pela lama, enquanto dezenas de passageiros aguardavam em pontos lotados, tentando chegar ao trabalho e às escolas.
“Passaram uma máquina, nivelaram o barro, mas veio a chuva de novo e agora olha isso. O ônibus agarrou. Quando acontece isso, os motoristas deixam a gente no início do bairro, na parte asfaltada, e o resto a gente enfrenta andando, no barro”, relata um morador que preferiu não se identificar.
A via, que é rota de ônibus e principal corredor de comércio local, já havia sido alvo de reportagem do jornal Tempo Novo em maio deste ano. Desde então, nada mudou. Com a intensificação das chuvas, a situação se agravou.
A linha que atende ao bairro, é a 892 que sai do Terminal de Laranjeiras, pasando por Porto Dourado, via Planície da Serra.
Moradores relatam buracos, lamaçal, acúmulo de água e falta de acessibilidade. “Nosso bairro tem 20 anos, e desde que moro aqui, estamos abandonados. Temos empresas, comércios, moradores com deficiência física. A rua parece um queijo suiço de tanto buraco”, afirma Walcy da Silva Rangel, morador há 18 anos.
Segundo ele, apenas metade da Avenida Porto Príncipe é asfaltada. “A gente não quer luxo, quer condições dignas de ir e vir, de pegar o ônibus sem sujar o pé de lama”, desabafa.
Apesar do problema, a Ceturb-ES garantiu que a linha já voltou a operar com itinerário normal.
O que diz a Prefeitura da Serra?
Procurada pelo Tempo Novo, a Prefeitura da Serra informou que já existe um projeto executivo pronto para obras de drenagem e pavimentação no bairro Porto Dourado, incluindo a Avenida Porto Príncipe. Segundo a administração, o orçamento da obra está em fase de elaboração. Depois da captação dos recursos, o projeto será incluído no cronograma de execução da Secretaria de Obras (Seob).