Vice-líder em mortes, Serra é uma das cidades com o pior índice de isolamento social no ES

Compartilhe:
Em Laranjeiras, aglomerações são comuns na Avenida Central do bairro. Foto: Gabriel Almeida
Em Laranjeiras, aglomerações estavam virando rotina antes da quarentena. Agora, movimento caiu bastante. Foto: Gabriel Almeida | Arquivo Tempo Novo

A Serra é a segunda cidade do Espírito Santo com o maior número de pessoas infectadas e mortas pelo coronavírus. No entanto, essa triste estatística não parece preocupar muitos moradores. Isso porque a cidade também é uma das piores em índice de isolamento social, que voltou a ser medido e divulgado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde. Até o momento, a taxa média de quantas pessoas estão ficando em casa na Serra é de 43,63.

O município, assim como outros do estado, vive o pior momento da pandemia causada pelo coronavírus. Com variantes encontradas em território serrano, a cidade registra aumento de casos confirmados e mortes diárias. Enquanto o isolamento está sendo colocado em prática por menos da metade da população da Serra.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a taxa de isolamento social fica maior apenas aos domingos. No último – dia 28 de março – ficou em 50,84, um índice considerado bom por especialistas. Em comparação as outras 12 cidades que tiverem informações a respeito de isolamento, a Serra fica em 5° lugar. Já entre os municípios da Grande Vitória, lidera o ranking.

O Governo do Estado explicou que a ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente, monitora o deslocamento dos usuários de celulares. Para manter o direito à privacidade, os dados são reunidos sem a identificação dos clientes. O percentual sempre se refere às pessoas que ficam em casa e são disponibilizadas no dia seguinte do monitoramento.

Coronavírus na Serra

Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 47.029 pessoas que foram infectadas, 868 mortes e 44.554 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 38.712 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.

Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (40), Feu Rosa (35), Cidade Continental (30), Barcelona (29), Vila Nova de Colares (28), Nova Carapina I (26), Planalto Serrano (25), José de Anchieta I (23) e Parque Residencial Laranjeiras (21).

Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades.

Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 2.118 confirmações. Em segundo lugar vem Morada de Laranjeiras, com 1.804. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 379.612 confirmações, 7.439 mortes e 348.933 curados.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também