Vereadores rejeitam e Fundão não terá Guarda Civil Municipal

Compartilhe:
Foto: Divulgação

 

Os vereadores de Fundão enterraram de vez a proposta que tramitava desde fevereiro de 2024 para criação da Guarda Municipal na cidade. Com isso, o município segue como o único da Grande Vitória sem tal carreira.

Para se tornar Lei, o PL 05/2024 necessitava da maioria absoluta dos votos da Casa, ou seja: seis votos, mas o projeto obteve cinco votos. A Câmara Municipal de Fundão tem 11 vereadores, e a cidade de Fundão tem sido destaque na violência, quando em Novembro de 2023, em plena luz do dia, o Prefeito teve sua casa invadida, foi rendido com sua família e sofreu um assalto.

Justificativa:

Os vereadores que rejeitaram o projeto alegaram se tratar de uma proposta eleitoreira, embora o atual prefeito, Gil (PSB), não seja candidato à reeleição. Além disso, para efetivar a guarda, o chefe do Poder Executivo teria que realizar concurso, mas não poderia fazer convocações neste ano por conta de vedações da Lei Eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O vereador Aelcio Peixoto (PL) justificou seu voto a favor da guarda relatou que teve seu veículo roubado na cidade. Também se posicionaram favoráveis à matéria Janderson Soares (Republicanos), Eloizio Tadeu (PSB), Professora Sônia (PSDB) e Sandro Lima (PSD).

Antônio Guilhermino (PSD) não compareceu à sessão. Votaram contra Romenique Borges (PODE), embora tenha defendido a criação de uma guarda ao longo do seu mandato, enviando cinco indicações sobre o tema para o Executivo. Vilcimar Correia (SD), Leonino de Oliveira (DC) e Janilton De Carli (Republicanos) também foram contra a criação da Guarda.

Enquanto o PL 05/2024 foi barrado, projetos que beneficiam diretamente os vereadores têm sido aprovados facilmente. Entre eles está a criação do décimo terceiro salário e férias para os parlamentares. Ambas as iniciativas foram aprovadas em apenas 1 minuto e 15 segundos, durante sessão extraordinária de 15 de dezembro de 2023.

As informações sobre partidos políticos dos vereadores estão no site da Câmara de Fundão.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também