
O Requerimento 112/2021, lido durante a sessão desta segunda-feira (30), na Câmara da Serra, solicita informações sobre o projeto Investe Atleta, programa que visa o incentivo ao esporte no município; uma das bandeiras do vice-prefeito, Thiago Carreiro (Cidadania). O documento não precisa de aprovação do plenário e segue para o Executivo.
Entretanto, mais que a busca de informações, a iniciativa sinaliza que está formado um bloco de oposição ao vice-prefeito, que atua como secretário de Turismo, Esporte, Cultura, Esporte e Lazer. Inicialmente, Carreiro trocou farpas com o vereador Artur Costa (SDD), após rejeitar a proposta de criação do Bolsa Atleta municipal, proposta do parlamentar, que também é um programa de incentivo financeiro à atletas da Serra (entenda mais clicando aqui).
Segundo o requerimento, o vice-prefeito tem defendido o Investe Atleta em eventos oficiais da administração, entretanto, a proposta ainda não foi apresentada aos vereadores e nem apontada a diferença conceitual e prática entre o Bolsa Atleta.
O Executivo deverá responder se o Investe Serra é uma atualização da legislação vigente ou será um projeto novo em elaboração. Quais são ou serão os requisitos para participar do programa; quantos atletas já foram ou serão contemplados; qual é a dotação orçamentária, disponibilidade financeira e valor previsto para o investimento em 2021.
“Apesar da propaganda que tem sido feita em torno do tema não existem informações concreta nos canais de comunicação da prefeitura e não foi submetida qualquer proposição a Câmara Municipal”, diz o texto.
Em seguida, o vereador Artur Costa subiu à Tribuna e defendeu a instituição de um conselho voltado para o esporte e de um plano municipal de esporte. “Caso queira debater a respeito, esta Casa tem parlamentares gabaritados para discutir o assunto. Totalmente equivocado e perdido nos conceitos o secretário comparou o Bolsa Atleta com um programa assistencial, nos moldes do Bolsa Família”, frisou.
Ao TEMPO NOVO o vice-prefeito disse em reportagem passada que o município deve lançar o Programa Investe Atleta e comparou o Bolsa Atleta – proposto pelo vereador Arthur – a programas assistenciais voltado a população de baixa renda. “O Bolsa Família, Bolsa Escola, entre outros, são instrumentos importantes de assistência social, mas nós enxergamos o esporte como investimento e estamos criando um dos instrumentos jurídicos com base do que existe de mais moderno do Brasil, que é o Programa Investe Atleta”, disse Thiago.

