Vereadora promove abaixo-assinado pelo fim da tração animal na Serra

Compartilhe:
O projeto de lei da deputada Janete de Sá quer carroças tracionadas a força humana ou por veículos a motor em cidades com mais de 50 mil moradores. Foto: Divulgação
O projeto de lei busca trocar carroças tracionadas a força animal por veículos a motor. Foto: Divulgação

A vereadora Raphaela Moraes está promovendo um abaixo-assinado pelo fim da exploração animal através do uso de carroças puxadas por animais no município da Serra. Neste fim de semana, o projeto já chegou a marca de 2 mil assinaturas.

A vereadora, que é autora de outras 25 leis vigentes na Serra, explica que a ação tem por objetivo o fim a tração animal. Substituido o uso do cavalo por um carrinho, denominado como cavalo de lata, que já existem em outras cidades do Brasil.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na última sexta-feira (14) ocorreu a quarta tarde de coleta de assinaturas nas ruas da Serra e o abaixo assinado já conta com mais de 2000 assinaturas físicas, além de 330 assinaturas realizadas neste link.

“O sofrimento deles é visível: feridas abertas, fome, sede e dor constante. Precisamos pôr fim a essa crueldade. Não há justificativa para infringir tanto sofrimento a esses animais que só nos oferecem amor e companheirismo”, afirma a vereadora.

O Projeto de Lei Nº 114/2021 foi vetado na câmara Municipal da Serra em 2021. Em janeiro de 2022 foi reapresentado como Projeto de Lei Nº 01/2022 e segue aguardando votação.

O que prevê o projeto?

O projeto traz a possibilidade de carroceiros serem treinados para novas atividades e inseridos no mercado de trabalho, caso queiram. O Projeto define que toda essa mudança ocorrerá em 3 anos, possibilitando adequação a uma nova realidade que respeita e protege o direito de todos, animais humanos e não humanos (no caso os equinos).

A substituição seria gradativa e com o apoio do município no que tange a doação do novo recurso de trabalho e treinamento dos carroceiros, bem como aplicação de áreas de transbordo para que o entulho tenha correta destinação.

 

 

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também