Vereador quer fim da lei de fechamento dos bares

Compartilhe:
Bar em Laranjeiras: apenas 11 estabelecimentos na Serra tem autorização para funcionar após 01h. Foto: Divulgação

 

Bar em Laranjeiras: apenas 11 estabelecimentos na Serra tem autorização para funcionar após 01h. Foto: Divulgação
Bar em Laranjeiras: apenas 11 estabelecimentos na Serra têm autorização para funcionar após 01h. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Em vigência desde 23 de fevereiro, a Lei que limita o horário de funcionamento de bares e casas noturnas na Serra até 01h (Lei 4.319/2014) é alvo de questionamentos na Câmara. Único vereador a votar contra o projeto na época, Gilmar Carlos da Silva (PT) protocolou pedido (PL 129/2015) para anulação da lei.

Gilmar argumenta a justificativa da Prefeitura de que a restrição ajudaria a combater a violência não se sustenta, já que os homicídios seguem em alta na Serra. Por outro lado alerta para a redução no número de vagas de emprego, com demissão dos trabalhadores do setor, que está sendo prejudicado.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Ele alega ainda que a revogação da lei é necessária para o restabelecimento dos empregos voltem a ser ofertadas em um momento de crise que atinge todo o Brasil. “A lei não reduziu os índices de criminalidade. Ao contrário, entre os municípios da Grande Vitória, a Serra segue ocupando o topo no ranking da violência. A proibição do funcionamento dos estabelecimentos após 1h puniu os comerciantes, que precisaram enxugar custos demitindo funcionários”, explicou o petista.

Atualmente para funcionar após o 01h, os estabelecimentos precisam fazer adequações como isolamento acústico; instalação de câmeras de videomonitoramento e contratação de segurança particular. E ainda pedir uma licença especial para funcionamento. Atualmente, 11 bares e/ou casas noturnas na Serra tem essa autorização.

Fiscais do município, com auxílio da Polícia Militar, percorrem bares e casas noturnas da cidade. A multa para quem for flagrado funcionando sem cumprir as exigências após 01h é de R$ 10 mil.

A reportagem já enviou para a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra a solicitação para que comentem as críticas e a iniciativa do vereador. Assim que tiver retorno publicará neste espaço.

 

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também