Nesta terça-feira (14) é comemorado o Dia dos Animais e nada melhor que lembrar a data com boas notícias para os donos dos bichinhos. Um vereador da Serra propôs projeto de Lei que prevê a criação de um cemitério público para animais na Serra. O texto será lido e encaminhado para aprovação nesta segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores do município.
De acordo com o projeto, criado pelo vereador Roberto Catirica (PHS), o Cemitério Público de Animais fará o sepultamento de animais de pequeno porte, como cães e gatos. As regras para o serviço serão regulamentadas pelo Serviço Funerário do Município.
A Lei pretende ajudar os donos, já que a Prefeitura não dispõe de recolhimento de cadáveres de animais domésticos e enterrá-los no quintal ou áreas abertas não é recomendado. Fora isso, as taxas de funeral e anuidade de um cemitério particular passam de R$ 500. “Os poucos cemitérios e crematórios particulares destinados a animais domésticos cobram altíssimas taxas, praticamente inviabilizando a utilização pela maioria dos proprietários de animais”, explica Catirica.
Com valores altos e poucas opções, aumenta a quantidade de carcaça de bichinhos que é enterrada em terrenos baldios ou jogada em lixo comum. “ A carcaça desses animais pode atrair roedores e insetos, contaminar o solo e o lençol freático, além de provocar doenças. Nossa ideia também é colaborar para amenizar esta situação”, destacou o vereador.

