smobile
[secondary_title]

Vereador propõe proibição do uso de celulares nas escolas da Serra

- PUBLICIDADE-

O vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT) apresentou à Câmara Municipal da Serra um projeto de lei que propõe a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares da rede pública e privada do município. A medida busca minimizar as distrações em sala de aula e melhorar a qualidade do aprendizado.

O Projeto de Lei nº 197/2024 estabelece que os estudantes não poderão utilizar celulares, tablets, relógios inteligentes e outros dispositivos com acesso à internet durante o período de aula, incluindo os intervalos e recreios.

No entanto, a proposta prevê duas exceções para o uso dos dispositivos eletrônicos: 1️ – Quando necessário para atividades pedagógicas, com o uso de conteúdos digitais e ferramentas educacionais específicas. 2️ – Para alunos com deficiência que dependam de tecnologias assistivas para sua participação efetiva nas atividades escolares.

Além disso, o projeto determina que as escolas deverão criar protocolos de armazenamento dos dispositivos e disponibilizar canais acessíveis de comunicação entre pais, responsáveis e a instituição de ensino.

Na justificativa do projeto, o vereador Paulinho do Churrasquinho destaca que o uso excessivo de celulares em sala de aula compromete a concentração e o desempenho acadêmico dos alunos, além de reduzir a interação social e prejudicar a qualidade da aprendizagem.

O parlamentar citou estudos que apontam que a presença do celular em sala de aula pode reduzir a capacidade cognitiva e a retenção de informações, impactando negativamente as notas dos estudantes. Segundo o projeto, o uso excessivo das redes sociais também está associado a problemas de saúde mental, como ansiedade e irritabilidade, especialmente entre crianças e adolescentes.

Outro ponto abordado foi o crescimento do fenômeno chamado “dopamine loop”, uma dinâmica viciante das redes sociais, que pode levar os jovens a redução da capacidade de atenção, aumentando a dificuldade de aprendizado. A proposta cita ainda um estudo do King’s College de Londres, que aponta que 1 em cada 4 jovens apresenta sinais de dependência de smartphones, afetando a saúde emocional e o desempenho escolar.

O projeto de lei também se baseia no Relatório Global de Monitoramento da Educação de 2023, da UNESCO, que recomenda a proibição do uso de celulares em escolas devido aos impactos negativos na aprendizagem. Segundo o relatório, alunos que utilizam menos dispositivos eletrônicos têm melhores índices de concentração, curiosidade e desempenho acadêmico.

Nos Estados Unidos, um levantamento do U.S. Surgeon General, órgão ligado ao Departamento de Saúde, indicou que adolescentes que passam mais de três horas por dia nas redes sociais têm o dobro do risco de desenvolver depressão e ansiedade.

O Projeto não especifica punições diretas para os alunos que descumprirem a proibição do uso de celulares nas escolas da Serra. No entanto, o texto prevê que as direções escolares deverão estabelecer regras internas para a fiscalização e cumprimento da norma, podendo adotar medidas disciplinares educativas conforme o regimento de cada instituição.

Além disso, caberá ao Poder Executivo municipal regulamentar a lei após sua aprovação, incluindo a definição de eventuais sanções administrativas para as escolas que não aplicarem as diretrizes previstas. Dessa forma, o projeto deixa a cargo das escolas e da Prefeitura a aplicação das regras de forma prática.

O Projeto foi lido no Expediente da Câmara da Serra na sessão dessa quarta-feira (12) e está apto a ser votado em plenário. Caso aprovado, o projeto entrará em vigor 30 dias após sua publicação, cabendo ao Poder Executivo municipal regulamentar a medida e fiscalizar seu cumprimento. As despesas para implementação da nova política serão cobertas pelo orçamento da educação.

Cachorro comunitário é morto a facadas na Serra

Um cachorro vira-lata, chamado Negão, foi morto a facadas na madrugada deste domingo (16) em Valparaíso, na Serra. A morte do animal abalou os...

Mutirão para renegociação de dívidas com impostos começa nesta segunda (17) na Serra

A partir desta segunda-feira (17), os contribuintes da Serra têm a oportunidade de regularizar seus débitos fiscais durante a 2ª Semana de Regularização Tributária,...

Serra conta com 19 pontos próprios para banho

A Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) divulgou, nesta sexta-feira (14), o relatório semanal de balneabilidade da cidade, elaborado pelo Departamento de Saneamento...

Serra sedia 1º Copa Sudeste Júnior de handebol feminino

A Serra vai sediar a primeira edição da Copa Sudeste Júnior de Handebol Feminino, na Arena Jacaraípe. A competição tem início nesta segunda-feira (17),...

Fim de semana com temperaturas de até 33ºC

O terceiro fim de semana de março chegou e, com ele, as altas temperaturas observadas nos últimos meses. Na Serra, os termômetros podem marcar...

Weverson entrega escola de tempo integral em Residencial Jacaraípe

A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Residencial Jacaraípe, na Serra, será inaugurada na noite desta sexta-feira (14). A unidade...

Oportunidade de bolsas para recuperação do mangue de Jacaraípe

Estão abertas sete vagas de bolsas de estudo e trabalho para moradores da Grande Jacaraípe, visando a recuperação do mangue local. O projeto, contemplado...

Renda extra na Páscoa: Casa da Rosa abre oficinas de artesanato temática

A Páscoa é uma época em que muitas pessoas aproveitam para fazer uma renda extra com a confecção de produtos ligados a esse tema. Pensando...

Comunicado – 14/03/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 14-03-2025 - 2ª ediçãoBaixar
...